Contribuições da etnografia para pesquisas em jornalismo
uma análise das investigações etnográficas do GT de Estudos de Jornalismo da Compós (2011-2021)
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27944Palavras-chave:
pesquisa, jornalismo, etnografia, antropologia da mídiaResumo
Partindo da intersecção entre antropologia e comunicação, este artigo discute as possibilidades da etnografia nos estudos do jornalismo. Com base na análise qualitativa de artigos apresentados no Grupo de Trabalho (GT) Estudos de Jornalismo nos congressos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) entre os anos de 2011 e 2021, apresentamos pesquisas brasileiras produzidas nessa interface. A partir do mapeamento, procuramos demonstrar de que maneira a etnografia pode proporcionar olhares diferenciados para os estudos de jornalismo. A análise nos permitiu, ainda, a elaboração de quatro eixos temáticos de pesquisa que adotam a etnografia como referencial teórico-metodológico e analítico, contribuindo para a propagação de estudos alinhados à proposta da antropologia da mídia e ao paradigma sociocêntrico de estudos de jornalismo.
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