População de rua e consumo

comunicação e identidade num espaço assistencial

Autores

  • Leonardo Santana dos Santos Rodrigues Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Marcia Perencin Tondato Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.27923

Palavras-chave:

Comunicação e consumo, Espaços de consumo, Identidade, População de rua, Direito ao consumo

Resumo

A proposta deste artigo é mostrar como espaços assistenciais, destinados à doação de bens, ajudam a investir as práticas de consumo de significado pela maneira como organizam sistemas de classificação e pela sociabilidade que engendram, mobilizando processos comunicacionais e constituição de identidades. O foco neles teve a intenção de compreender mais sobre as práticas de consumo da população de rua e discutir as implicações de conceber esse segmento como consumidor. Além disso, buscamos desvincular o consumo de uma abordagem comercial, que costuma ser privilegiada. A pesquisa se baseia em observação participante e entrevistas com dez frequentadores do Paliativo, localizado na cidade de São Paulo. Os dados indicam que a população de rua tem práticas de consumo heterogêneas, demonstra capacidade de agência nas suas escolhas e estabelece uma relação significativa com o espaço onde vive.

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Biografia do Autor

Leonardo Santana dos Santos Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Bolsista Prosup/CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CiCO) e Comunicação, Linguagens, Discursos e Memória na Amazônia, ambos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: leonardosarodrigues@gmail.com.

Marcia Perencin Tondato, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre em Comunicação Social pela Uni-versidade Metodista de São Paulo (Umesp) e graduada em Publicidade e Pro-paganda também pela Umesp. Docente-titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da Escola Superior de Pro-paganda e Marketing (ESPM). Pesquisadora-líder do grupo de pesquisa Comu-nicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CiCO), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

16-12-2023

Como Citar

Santana dos Santos Rodrigues, L., & Perencin Tondato, M. (2023). População de rua e consumo: comunicação e identidade num espaço assistencial. Revista Eco-Pós, 26(3), 145–165. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.27923