Capas de disco do rock brasileiro (1968-1978)

imagens do rock progressivo e da contracultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.27910

Palavras-chave:

Capa de disco, Vinil, Rock brasileiro, Rock progressivo, Contracultura

Resumo

Como parte de uma pesquisa maior sobre a contracultura nas capas de disco LP (vinil) do rock nacional, este artigo se propõe a analisar as capas em que figuram imagens oníricas, entre 1968 e 1978. O objetivo é observar e demarcar as tendências e características que nos ajudam a entender parte da identidade visual do rock brasileiro no período. São citados 15 trabalhos de 13 artistas (grupos e cantores/as), muitos ligados ao rock progressivo. Nesse artigo, as capas são pensadas como objetos estéticos vinculados à contracultura que engendram novas possibilidades de experiências do ouvinte-espectador nas relações entre imagem e música, como textos culturais artísticos em suas múltiplas articulações semióticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Metodista de S. Paulo - UMESP

Doutor, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Metodista de São Paulo

Referências

ADAMCZEWSKI, Tymon. Listening to images, reading the records: the inclusive experience in British progressive rock of the 1960s and 1970s. Nordic Journal of English Studies, v. 17, n. 1, p. 181-196, 2018.

ALBUQUERQUE, Thomas S. C. Terreno Baldio: uma experiência progressiva brasileira. 2020. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis, 2020.

ALLEYNE, Mike. After the Storm: Hipgnosis, Storm Thorgerson, and the rock album cover. Rock Music Studies, v. 1, n. 3, p. 251-267, 2014.

ALMEIDA, Fernando dos Santos; FUCHS, Isabela Marques; KAMINSKI, Rosane. A tropicália de Rogério Duarte em “Caetano Veloso” e “Gilberto Gil” (1968). Projética, v. 9, n. 1, p. 69-86, jan./jun. 2018.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CAMPOS, Lucas R. Som Nosso de Cada Dia. Coletivo sÓ, mai. 2008. Disponível em: <https://so0jornal.wordpress.com/rock-hard-progressivo-e-afins/som-nosso-de-cada-dia/>. Acesso em: 20 maio 2022.

DE VILLE, Nick. Album: style and image in sleeve design. London: Mitchell Beazley, 2003.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DUNN, Christopher. “Nós somos os propositores”: vanguarda e contracultura no Brasil, 1964-1974.ArtCultura, v. 10, n. 17, p. 143-158, jul./dez. 2008.

FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

FUSCALDO, Chris. Discografia mutante: álbuns que revolucionaram a música brasileira. Rio de Janeiro: Garota FM, 2018.

GUMBRECHT, Hans U. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto/ PUC-Rio, 2010.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/

Editora Universitária São Francisco, 2003.

JONES, Steve; SORGER, Martin. Covering music: a brief history and analysis of album cover design. Journal of Popular Music Studies, v. 11, n. 1, p. 68-102, 1999.

KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, Arjun (org.). A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. 2 ed. Niterói: Eduff, 2021, p. 83-112.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

LEE, Rita. Rita Lee: uma autobiografia. São Paulo: Globo, 2016.

LOTMAN, Iuri. La semiosfera I. Semiótica de la cultura y del texto. Madrid/ Valencia: Ediciones Cátedra/ Frónesis Universidad de Valencia, 1996.

MACAN, Edward. Rocking the classics: English progressive rock and the counterculture. New York: Oxford University Press, 1997.

VARGAS, Herom. Capas de disco da gravadora Continental nos anos 1970: música popular e experimentalismo visual. Revista FAMECOS, v. 20, n. 2, p. 1-27, maio/ago. 2013.

VILLELA, Cesar G. A história visual da bossa nova. Rio de Janeiro: ADG Brasil/ UniverCidade, 2003.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Vargas , H. (2023). Capas de disco do rock brasileiro (1968-1978): imagens do rock progressivo e da contracultura. Revista Eco-Pós, 26(01), 448–477. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.27910