Celebridades, comoção e indignação públicas
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27878Palavras-chave:
celebridades, acontecimentos, comoção públicaResumo
O objetivo deste texto é discutir sobre o potencial das celebridades para despertar a comoção e a indignação públicas em torno de acontecimentos. Para tanto, resgatamos a perspectiva pragmatista de acontecimento, seu poder hermenêutico e seu poder de afetação na vida dos sujeitos. Em seguida, abordamos o papel que as celebridades podem desempenhar ao buscar sensibilizar as pessoas para determinadas questões desveladas por uma ocorrência, evidenciando a politização que vem marcando o posicionamento de figuras públicas no Brasil contemporâneo. A partir disso, o texto traz uma breve análise da repercussão do movimento “Cadê os Yanomami” no Twitter. A análise foi realizada tendo em vista o poder de afetação e o poder hermenêutico desse acontecimento e demonstra como celebridades se posicionam em relação a ele, convocando a comoção e a indignação públicas diante da violação da dignidade humana e do tratamento aos povos indígenas no Brasil.
Downloads
Referências
ABIDIN, Crystal. Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin. Entrevista concedida a Isaaf Karhawi. Intercom – RBCC, São Paulo, v. 44, n. 1, p.289-301, jan./abr. 2021.
AHMED, Sara. La política cultural de las emociones. Universidad Nacional Autónoma de
México, Programa Universitario de Estudios de Género, 2015.
ARENDT, Hannah. Compreensão e Política. In: ______. A dignidade da política. Ensaios e conferências. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. p. 39-53.
BADIOU, Alain. São Paulo. São Paulo: Boitempo, 2009.
BENETTI, Marcia; FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira. (Orgs.) Jornalismo e Acontecimento: mapeamentos críticos. v. 1. Florianópolis: Insular, 2010.
BRAUDY, Leo. The Dream of Acceptability. In: REDMOND, Sean; HOLMES, Su (Ed.). Stardom and Celebrity. Los Angeles/London/New Delhi/Singapore: Sage, 2007. p. 181-187.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DEWEY, John. Logique. Théorie de l’enquête. Paris: PUF, 1993 apud QUÉRÉ, Louis. A dupla vida do acontecimento: por um realismo pragmatista. In: FRANCA, V. R. V.; OLIVEIRA, Luciana (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 21-38.
DEWEY, John. The public and its problems. Chicago: Swallow Press, 1954.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DOSSE, François. Renascimento do acontecimento: um desafio para o historiador: entre Esfinge e Fênix. São Paulo: UNESP: 2013.
DUBET, François. O tempo das paixões tristes. São Paulo: Vestígio, 2020.
FERREIRA, Dôuglas Aparecido. “Como é trabalhar aí?”: um olhar comunicacional sobre trabalho e emoções nas agências publicitárias brasileiras. Tese (Doutorado em Comunicação Social) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
FRANÇA, Vera R. Veiga. Celebridades: identificação, idealização ou consumo? In: FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. (Orgs.) Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 15-36.
FRANÇA, Vera R. Veiga; LEURQUIN, Chlòe. Felipe Neto: uma celebridade política? Rumores, 2022, 16 (31), 15-41.
FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. (Orgs.) Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014.
GAMSON, Joshua. Claims to fame: celebrity in Contemporary America. Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 1994.
GOFFMAN, Erving. Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis: Vozes, 2012.
FRANÇA, Vera; SIMÕES, Paula; PRADO, Denise (Orgs.). Celebridades no Século XXI: volume 2: diversos perfis, diferentes apelos. Belo Horizonte, MG: PPGCOM, 2020.
JOAS, Hans. A sacralidade da pessoa: nova genealogia dos direitos humanos. São Paulo: UNESP, 2012.
KAMRADT, J. Celebridades políticas e políticos celebridades: uma análise teórica do fenômeno. BIB, São Paulo, n. 88, 2019, p. 1-22.
KARHAWI, Isaaf. De Blogueira a Influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2020.
LANA, Lígia; SIMÕES, Paula G. Duas vinculações possíveis entre personalidades e acontecimentos: diferentes modos de atuação na vida pública. In: FRANÇA, Vera; OLIVEIRA, Luciana. Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 213-231.
LEAL, Bruno S.; ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo Bernardo. (Org.). Jornalismo e acontecimento: percursos metodológicos. v. 2. Florianópolis: Insular, 2011.
MAROCCO, Beatriz; BERGER, Christa; HENN, Ronaldo. Jornalismo e acontecimento: diante da morte. Florianópolis: Insular, v. 3, 2012.
MARSHALL, P. David. Celebrity and power: fame in contemporary culture. 5. ed. Minneapolis, London: University of Minnesota Press, 2006.
MARSHALL, D.; REDMOND, S. (Orgs). A companion to celebrity. New Dehli: Wiley-Blackwell. 2016.
MEAD, George Herbert. The Philosophy of the Present. LaSalle, Illinois: Open Court, 1932. p. 1-31. Disponível em: http://www.brocku.ca/MeadProject/Mead/pubs2/philpres/Mead_1932_01.html. Acesso em 22 de fevereiro de 2011.RICOEUR, Paul. Evénément et sens. Raisons pratiques 2, Paris, p. 41-56, 1991.
MEAD, George Herbert. The Philosophy of the Act. (Edited by Charles W. Morris with John M. Brewster, Albert M. Dunham and David Miller). Chicago: University of Chicago, 1938. Disponível em: http://www.brocku.ca/MeadProject/Mead/pubs2/philact/Mead_1938_toc.html. Acesso em 24 de fevereiro de 2011.
MEYER, D. S.; GAMSON, J. The Challenge of Cultural Elites: Celebrities and Social Movements, Sociological Inquiry, 65 (2), 1995, 181-206.
MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
PAIXÃO-ROCHA, Pedro; SIMÕES, Paula Guimarães. A Celebridade é política? movimentos de politização e despolitização entre Anitta e seus públicos. Revista Eco-Pós, 2021, 24(2), 201–225.
ROJEK, Chris. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SILVA, Terezinha; SIMÕES, Paula Guimarães. A linguagem fascista e a constituição da imagem pública: uma análise de Jair Bolsonaro. Rumores, v. 16, n. 31, 2022 (no prelo).
SIMÕES, Paula Guimarães. O acontecimento Ronaldo: a imagem pública de uma celebridade no contexto social contemporâneo. Tese (Doutorado em Comunicação Social) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
SIMÕES, Paula Guimarães. Política de Celebridades no Brasil Contemporâneo. In: Anais do XXX Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo - SP, 27 a 30 de julho de 2021.
SMART, Barry. Modern Sport and the Cultural Economy of Sporting Celebrity. New Delhi: SAGE, 2005.
STREET, J. Celebrity Politicians: Popular Culture and Political Representation. The British Journal of Politics and International Relations, v. 6, nov 2004, p. 435-452.
VOGEL, Daisi; MEDITSCH, Eduardo; SILVA, Gislene. Jornalismo e acontecimento: tramas conceituais. v.4. Florianópolis: Insular, 2013.
WHEELER, Mark. Celebrity Politics. Cambridge: Polity Press, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paula Guimarães Simões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.