Da curadoria ao algoritmo
Criação de trilhas por Inteligência Artificial e bibliotecas digitais
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27869Palavras-chave:
Trilha musical, Inteligência Artificial, bibliotecas digitais, composição, curadoria.Resumo
Implicações estéticas e profissionais do uso de Inteligência Artificial (IA) e bibliotecas musicais digitais na composição musical para audiovisual. Amparado em pesquisas bibliográficas sobre som e música no audiovisual, reportagens e entrevistas com compositores que lidam com IA e/ou bibliotecas em seu cotidiano (Abdalla, 2021; Pierrobom, 2021; Ludwig, 2018; Domene, 2018), refletimos sobre a composição musical menos como resultado de um “ímpeto criativo de autor” e mais como uma complexa curadoria de sonoridades disponíveis.
Downloads
Referências
ABDALLA, Sérgio. Sérgio Abdalla: depoimento [out. 2021]. São Paulo, 2021.
ABRAMUS. Inteligência artificial na música: o fim do compositor? Disponível em: <https://www.abramus.org.br/noticias/16377/inteligencia-artificial-e-musica/>. Acesso em: 28 abr 2021.
ADAMS, R.; HNATIUK, D.; WEISS, D. Music Supervision: The Complete GuideToSelecting Music for Movies + TV + Games + New Media. New York: Schirmer Trade Books, 2017.
ADORNO, Theodor; EISLER, Hanns. Composing for the Films. New York: Oxford University Press, 1947.
AMPER MUSIC. Amper music. Disponível em: <https://www.ampermusic.com>. Acesso em: 21 mar 2022.
CARRASCO, Claudiney R. Trilha musical: música e articulação filmica. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
DEAHL, Dani. How AI-generated music is changing the way hits are made. The Verge, 2018. Disponível em: https://www.theverge.com/2018/8/31/17777008/artificial-intelligence-taryn-southern-amper-music Acesso em: 9 mai 2022.
DE MARCHI, Leonardo. Pós-streaming: um panorama da indústria fonográfica na Quarta Revolução Industrial. Diálogos Interdisciplinares sobre a Música Brasileira, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/44283683/P%C3%B3s_streaming_um_panorama_da_ind%C3%BAstria_fonogr%C3%A1fica_na_Quarta_Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial . Acesso em: 8 mai 2022.
DOMENE, Maurício. Maurício Domene: depoimento [nov. 2018]. São Paulo, 2018.
DURAND, Júlia. Library music(king): A library music como processo social e acção colectiva. Revista Portuguesa de Musicologia, v. 5, n. 1, 2018, págs. 117-132. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7302320>. Acesso em: 21 mar 2022.
GONZAGA, Francisco; FERNANDES, Matheus. Com a inteligência artificial, criar música é uma questão de segundos. Disponível em: https://arte.estadao.com.br/focas/estadaoqr/materia/inteligencia-artificial-musica-startup-amper . Acesso em: 8 mai 2022.
KASSABIAN, Anahid. Hearing Film – Tracking Identifications in Contemporary Hollywood Film Music. New York/London: Routtledge, 2001.
LUDWIG, Julian. Julian Ludwig: depoimento [out. 2018]. São Paulo, 2018.
OLIVEIRA, M. P. As Transformações do Mercado Musical e as Plataformas de Crowdfunding e Licenciamento Musical. Revista Sonora, Campinas, v. 6, n. 12, p. 1-16, 2017. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/sonora/article/download/740/972>. Acesso em: 17 mar 2019.
PIERROBOM, Eduardo. Eduardo Pierrobom: depoimento [abr. 2021]. São Paulo, 2021.
RUSSELL, S; NORVIG, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach, 3rd Edition. Prentice Hall, 2010.
SEAVER, Nick. Algorithms as culture: Some tactics for the ethnography of algorithmic systems. Big Data & Society, v. 4, n. 2, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951717738104 . Acesso em: 8 mai 2022.
SMALL, Christopher. Musicking. Middletown: WesleyanUniversity Press, 1998.
SOUZA, Geórgia C. C. Licenciamento musical digital: trilhas disponíveis e compositores “anônimos”. Anais da Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual, Rio de Janeiro, 4a edição, págs. 7-24, 2019. Disponível em: <https://conferencias.ufrj.br/index.php/jisma/jisma/paper/view/2702> . Acesso em: 21 mar 2022. 017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951717738104 . Acesso em: 8 mai 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geórgia Cynara Coelho de Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.