#Challenge Memory Unlocked:

o TikTok como dispositivo construtor de memórias audiovisuais a partir da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27866

Palavras-chave:

TikTok, Challenge, Memória, Dispositivo, Banco de dados

Resumo

O aplicativo TikTok tem seu principal foco na criação e compartilhamento de vídeos curtos, mas com grande vinculação à dimensão sonora, através da presença de músicas ou arquivos de áudio nas publicações. Neste sentido, destacamos os chamados Challenges (desafios), que consistem em uma reencenação de algum vídeo viral (de rápida disseminação) que é repetida pelos participantes utilizando sua própria imagem. Este artigo examina o Challenge #memoryunlocked, no qual os usuários constroem uma espécie de passado audiovisual a partir da convocação de uma canção pop associada à sua adolescência. Ao propormos uma cartografia pelos audiovisuais deste challenge, aproximamos conceitos de memória (Bergson, 2006); dispositivo (Parente, 2007) e banco de dados (Manovich, 2001, 2015) que contribuem para compreendermos mais sobre os “construtos de lembrança” que emergem impulsionados pela música.

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Biografia do Autor

Gustavo Daudt Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutor em Ciências da Comunicação, bolsista produtividade PQ2 do CNPq, líder do grupo de pesquisa Audiovisualidades da Tecnocultura: comunicação, memória e design (TCAv), coordenador do GP Estudos de Televisão e Televisualidades da INTERCOM e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS.

Gabriel Rocha Palma , Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

É mestrando em Ciências da Comunicação e graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na Linha de Pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais. Integra o Grupo de Pesquisa Audiovisualidades da Tecnocultura: Comunicação Memória e Design (TCAv).

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Publicado

21-06-2022

Como Citar

Fischer, G. D., & Rocha Palma , G. (2022). #Challenge Memory Unlocked:: o TikTok como dispositivo construtor de memórias audiovisuais a partir da música. Revista Eco-Pós, 25(1), 249–273. https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27866