#Challenge Memory Unlocked:
o TikTok como dispositivo construtor de memórias audiovisuais a partir da música
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27866Palavras-chave:
TikTok, Challenge, Memória, Dispositivo, Banco de dadosResumo
O aplicativo TikTok tem seu principal foco na criação e compartilhamento de vídeos curtos, mas com grande vinculação à dimensão sonora, através da presença de músicas ou arquivos de áudio nas publicações. Neste sentido, destacamos os chamados Challenges (desafios), que consistem em uma reencenação de algum vídeo viral (de rápida disseminação) que é repetida pelos participantes utilizando sua própria imagem. Este artigo examina o Challenge #memoryunlocked, no qual os usuários constroem uma espécie de passado audiovisual a partir da convocação de uma canção pop associada à sua adolescência. Ao propormos uma cartografia pelos audiovisuais deste challenge, aproximamos conceitos de memória (Bergson, 2006); dispositivo (Parente, 2007) e banco de dados (Manovich, 2001, 2015) que contribuem para compreendermos mais sobre os “construtos de lembrança” que emergem impulsionados pela música.
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