Imagem Técnica Sonora na Documentação Radiofônica
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27859Palavras-chave:
Comunicação, Documentação radiofônica, Imagem sonoraResumo
Este artigo procura investigar a relação da documentação radiofônica, mais especialmente do gênero feature, com os aparelhos que possibilitaram a criação de imagens técnicas sonoras fixadas em suporte. Com base no referencial teórico ofertado por estudiosos do som como Pierre Schaeffer (2002, 2010, 2017) e Rodolfo Caesar (2012, 2020), e na filosofia proposta para a fotografia por Vilém Flusser (2009) e Roland Barthes (2012), busca-se identificar os elementos fundamentais que aproximam o rádio documental do universo imagético do cinema e da fonografia. Por meio de revisão bibliográfica revisita-se este diálogo, constatando-se a necessidade de um reconhecimento do estatuto imagético do som. Conclui-se que tal reconhecimento deve ser levado em conta no desenvolvimento de formas criativas de documentação sonora.
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