Imagem Técnica Sonora na Documentação Radiofônica

Autores

  • Eduardo Vicente Universidade de São Paulo - USP
  • Rakelly Calliari Schacht Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27859

Palavras-chave:

Comunicação, Documentação radiofônica, Imagem sonora

Resumo

Este artigo procura investigar a relação da documentação radiofônica, mais especialmente do gênero feature, com os aparelhos que possibilitaram a criação de imagens técnicas sonoras fixadas em suporte. Com base no referencial teórico ofertado por estudiosos do som como Pierre Schaeffer (2002, 2010, 2017) e Rodolfo Caesar (2012, 2020), e na filosofia proposta para a fotografia por Vilém Flusser (2009) e Roland Barthes (2012), busca-se identificar os elementos fundamentais que aproximam o rádio documental do universo imagético do cinema e da fonografia. Por meio de revisão bibliográfica revisita-se este diálogo, constatando-se a necessidade de um reconhecimento do estatuto imagético do som. Conclui-se que tal reconhecimento deve ser levado em conta no desenvolvimento de formas criativas de documentação sonora.

 

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Biografia do Autor

Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo - USP

Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP. Coordenador do MidiaSon: Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora.

Rakelly Calliari Schacht, Universidade de São Paulo - USP

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, é jornalista com atuação em rádio, mídias sonoras e comunicação organizacional, membro do grupo MidiaSon.

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Publicado

21-06-2022

Como Citar

Vicente, E., & Calliari Schacht, R. (2022). Imagem Técnica Sonora na Documentação Radiofônica. Revista Eco-Pós, 25(1), 158–179. https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27859