Áudio imersivo em narrativas jornalísticas de Realidade Virtual, Aumentada e Estendida
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27848Palavras-chave:
Áudio imersivo, Jornalismo Imersivo, Narrativas, Realidade Virtual, Audio binauralResumo
A última década consolidou o conceito de jornalismo imersivo com as narrativas em Realidade Virtual, Aumentada, Estendida e em 360 Graus, que tiveram seu ápice com a popularização dos óculos de RV e as produções nas organizações jornalísticas como Globo, Folha de S. Paulo, Vice, The Guardian, The New York Times, El País. A análise dessas produções tem se concentrado no aspecto imagético e esférico das narrativas como característica proeminente. Entretanto, o áudio imersivo é um elemento central na percepção do storytelling do jornalismo imersivo e pretendemos explorar essa dimensão no artigo. A metodologia inclui discussão teórico-conceitual e pesquisa exploratória de narrativas em áudio imersivo em casos ilustrativos. Os resultados indicam a incipiência do uso do recurso nas produções e a escassez de abordagem na literatura nos 12 anos de pesquisa sobre jornalismo imersivo.
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