Espectros futuros

A desmaterialização de corpos na volumetria de 3x3D como atualização da fantasmagoria

Autores

  • Fabiano de Souza Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27767

Palavras-chave:

Fantasmagoria, 3D, Montagem espacial, Peter Greenaway, Imagem digital

Resumo

A fantasmagoria é um tipo de espetáculo ilusionista de projeção de imagens surgido no século XVIII, pautado pela atração e o medo gerados por manifestações espirituais. A imagem translúcida que ela simulava foi apropriada pelo cinema e ganhou novos sentidos ao longo do tempo. Com um novo grau de ressignificação de qualidade descorporificada e sobreposta de elementos da imagem, o filme 3x3D (França / Portugal, 2013) é composto por três segmentos, dirigidos, pela ordem da montagem, por Peter Greenaway, Edgar Pêra e Jean-Luc Godard. Todos exploram o 3D com proposta de experimento estético. O segmento de Greenaway, Just in time conta com o diferencial da sobreposição de imagens em multicamadas. O intuito deste artigo é investigar influências da fantasmagoria na construção visual que a cinematografia estereoscópica pode adotar por meio da montagem espacial e como esta se distancia criativamente delas, em novos limites e potencialidades da imagem digital.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

de Souza, F. (2021). Espectros futuros: A desmaterialização de corpos na volumetria de 3x3D como atualização da fantasmagoria. Revista Eco-Pós, 24(3), 75–97. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27767