Memórias Latentes
apropriação e ressignificação de retratos de família
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27744Palavras-chave:
apropriação, fotografia, Marrom Van Dyke, memória, retratos de famíliaResumo
Os retratos de família se popularizaram poucas décadas após o advento da fotografia, e logo se tornaram artefatos de memória. Acumulados ao longo dos anos, acabam muitas vezes por perderem seus referentes e seus testemunhos. Ao mesmo tempo em que estas fotografias acabam se acumulando em sebos e mercados populares, se perdem também as suas histórias. Este artigo consiste em uma reflexão sobre os retratos de família e sobre a associação entre imagem e memória, analisando a ressignificação de fotografias através de artistas contemporâneos que trabalham com a apropriação de imagens.
Downloads
Referências
ANDERSON, Christina Z. Gum printing and other amazing contact printing processes. Bozeman: s. n., 2013.
ANDRÉ, Richard Gonçalves. As dimensões materiais da fotografia: cultura material e retratos de família. História e Cultura. Franca, v. 5, n. 2, p. 205-227, set., 2016.
BARROS, Myriam Moraes Lins de. Memória e Família. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 29-42, 1989.
FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos fotográficos. Londrina, v. 3, n. 3, p. 205-220, 2007.
FERNANDES JUNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. FACOM. São Paulo, n. 16, p. 10-19, 2º semestre, 2006.
FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. São Paulo: Ed. G. Gilli, 2012.
JAMES, Christopher. The Book of Alternative Photographic Processes. Boston: Cengage Learning, 2016.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.
______. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005. p. 39-46.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leituras da fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. Studium. Campinas, n. 2, p. 5-23, 2000.
PARDO, Rebeca. Egologías: imágenes familiares, memoria, arte, identidade y Postmodernidad. In: ACTAS DEL PRIMER CONGRESO DE LA HISTORIA DE LA FOTOGRAFÍA. Zarautz: Photomuseum, 2006. p. 217-225.
______. La fotografia y el álbum familiar: Del estúdio del fotógrafo a la sala de exposiciones pasando por la intimidad del hogar. In: ACTAS DEL SEGUNDO CONGRESO DE LA HISTORIA DE LA FOTOGRAFÍa. Zarautz: Photomuseum, 2007, p. 1-19.
RENNÓ, Rosângela. O arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
______. Rosângela Rennó. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
______. Série Vermelha (Militares), 2001 – 2003. 2003b. Disponível em: <http://universes-in-universe.de/car/venezia/bien50/bra/e-renno.htm>. Acesso em: 31 mai. 2019.
______. III Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo (entrevista). 2013. Vídeo (09min50seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Chx-Rm_MKIQ&t=186s>. Acesso em: 30 mar. 2019.
SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005.
______. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Visualidades. Goiânia, v. 10, n. 1, p. 151-164, jan.-jun. 2012.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
VISCONTI, Jacopo Crivelli. Evidências ocultas. In: MILHAZES, Beatriz; RENNÓ, Rosângela. Sonhos despedaçados. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p. 42-54. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2019.
VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes. Imagem e Memória. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005. p. 19-32.
ZANDAVALLI, Rochele Boscaini. Rever. Porto Alegre: Imago escritório de arte, 2012.
______. Rever: retratos ressignificados. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista ECO-Pós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.