Etnografia em uma "cidade em movimento": O evento Picnik e a ocupação do espaço público em Brasília

Autores

  • Fernanda Casagrande Martinelli Universidade de Brasília (UnB)
  • Alice Roberte de Oliveira Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27421

Resumo

O artigo é uma reflexão sobre a economia criativa enquanto um fenômeno urbano, que emerge da interação constante e intensa entre indivíduos. Viver na cidade é participar de uma multiplicidade de hierarquias e de sistemas, de temporalidades e de situações, de agitações e de estímulos, que condicionam estilos de vida, conforme George Simmel (1987) descreve. Através de etnografia no evento Picnik, observamos de que forma a sociabilidade e a ocupação do espaço público brasiliense são favorecidas pela economia criativa. 

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Biografia do Autor

Fernanda Casagrande Martinelli, Universidade de Brasília (UnB)

Professora da Faculdade de Comunicação da UnB (Universidade de Brasília), doutora em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2011) e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição (2006). Líder do grupo de pesquisa Consumo e Cultura Material (UnB/CNPq) e pesquisadora associada da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (CIEC / UFRJ / CNPq). Foi coordenadora da linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAC/UnB (2015-2017), e coordenadora de Extensão da Faculdade de Comunicação da UnB (2015). Em 2018, assumiu a coordenação do GT Consumos e Processos de Comunicação, da Compós - Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, do qual foi vice-coordenadora no biênio 2017-2018. Tem experiência em ensino e pesquisa nas áreas de consumo e cultura material, estudos culturais, moda, pirataria, publicidade, representações sociais e etnografias urbanas, e atuação profissional nas áreas de publicidade (criação e redação publicitária) e pesquisa (pesquisa de mercado e etnografia).

Alice Roberte de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPGFAC/UnB), na linha Jornalismo e Sociedade. A pesquisa em andamento é intitulada "Geração Fazedores: O trabalho na Indústria Criativa do Distrito Federal", e qualificada em dezembro de 2017. O objetivo da pesquisa é entender o microcosmo de empreendedores criativos para compreender valores, práticas e relações simbólicas que perpassam identidades que interagem no espaço urbano. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma universidade (2014). Experiência profissional em marketing, produção de conteúdo, mídias digitais e arts marketing.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

Martinelli, F. C., & Oliveira, A. R. de. (2019). Etnografia em uma "cidade em movimento": O evento Picnik e a ocupação do espaço público em Brasília. Revista Eco-Pós, 22(3), 281–307. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27421