Comunicação e Consumo da Cidade: entre espaços construídos e espaços vividos

Autores

  • Tânia Cezar Hoff Professora titular do PPGCOM-ESPM
  • Adriana Lima Oliveira Doutoranda do PPGCOM-ESPM

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27414

Resumo

Abordamos, neste artigo, o consumo da cidade a partir da produção de sentidos e de discursos presentes em projetos de reurbanização da região central da cidade de São Paulo, lugar que propicia diálogos, debates e embates característicos do nosso espaço-tempo histórico e nos permite descortinar os discursos institucionalizados sobre áreas urbanas de interesse de várias ordens. Definimos como questão a ser debatida a produção de sentidos sobre a cidade de São Paulo, notadamente aquela promovida no âmbito de projetos de reurbanização, bem como a concepções de cidade que justificam intervenção no centro desta metrópole brasileira. Para tanto, o corpus a ser analisado é formado por três propostas de reurbanização na região central da cidade de São Paulo: Projeto Nova Luz, 2011; Projeto Centro Novo, 2017; e Projeto Campos Elísios Vivo, 2018. Tendo como principal inspiração teórico-metodológica a análise de discurso de linha francesa, mobilizamos estudiosos do campo da comunicação, dos estudos do consumo e da cidade que fundamentam teoricamente nossas reflexões.  

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

Hoff, T. C., & Oliveira, A. L. (2019). Comunicação e Consumo da Cidade: entre espaços construídos e espaços vividos. Revista Eco-Pós, 22(3), 100–119. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27414