O artificial como estratégia mimética no projeto gráfico/cinemático de Frank Miller

Autores

  • Denise Azevedo Duarte Guimarães Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2497

Resumo

Resumo

Este artigo analisa de que modo a filmografia contemporânea, ligada a um tipo específico de  HQs, rejeita padrões naturalistas, com ênfase na fidelidade ao projeto estético de Frank Miller. Mantendo o foco na reconstrução estilizada das cenas da graphic novel (Sin City), tais adaptações fílmicas são investigadas em seu propósito e seu design. O presente artigo tenta mostrar como as imagens dos comics são apresentadas nas telas com ostensiva aparência artificial. A forte presença da artificialidade é tratada como uma peculiar estratégia mimética, neste expressivo nicho da indústria cinematográfica.

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Cinema. Adaptação. Mímesis

Abstract

This article analyzes how the contemporary filmography, linked to a specific type of comics, rejects naturalistic patterns, with emphasis on the fidelity to Frank Miller´s aesthetic project. On focusing the stylized reconstruction of the scenes of the graphic novel (Sin City), such filmic adaptations are investigated in their purpose and design. This article attempts to show how the images of the comics are displayed on screen with ostensive artificial appearance. The strong presence of artificiality is treated as a peculiar mimetic strategy, in this significant niche of the film industry.

Key words: Graphic Novel. Cinema. Adaptation. Mimesis.

 

Resumen

 

El artículo estudia de que forma la cinematografia contemporanea, vinculada a um tipo especifico de comics, denega los patrones naturalistas, con énfasis en la fidelidad al proyecto estético de Frank Miller. Con el foco en la reconstrucción estilizada de las escenas de la graphic novel (Sin City), las adaptacións fílmicas son  investigadas en su propósito e en su design. El texto intenta descubrir de qué manera las imágenes impresas preexistentes son presentadas, con artificialidad ostensible, en la gran pantalla. También se investigó la “rara” concepción mimética, como una fuerte presencia de artificialidad, en expresivo nicho  de la indústria del cine.

 

Palabras clave:  Graphic novel. Cinema. Adaptación. Mimesis.

 

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Biografia do Autor

Denise Azevedo Duarte Guimarães, Universidade Tuiuti do Paraná

Docente e Pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Comunicação e Linguagens, da Universidade Tuiuti do Paraná.Coordenadora da Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual.Editora Científica da Revista Interin.

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Publicado

28-12-2015

Como Citar

Guimarães, D. A. D. (2015). O artificial como estratégia mimética no projeto gráfico/cinemático de Frank Miller. Revista Eco-Pós, 18(3), 89–102. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2497