O surgimento da radiodifusão pública na América Hispânica. Contexto, modelos e o estudo de um caso singular: Sodre, a rádio pública estatal do Uruguai (1929)

Autores

  • María Inés de Torres Instituto de Información, Facultad de Información y Comunicación. Universidad de la República. Montevideo, Uruguay

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2324

Resumo

Este artigo descreve e analisa as características específicas de uma das primeiras rádios públicas da América hispânica, a emissora CX6 Sodre de Uruguai, que foi criada em 1929 e continua ao ar. A peculiaridade maior do Serviço Oficial de Difusão Radioelétrica (Sodre) do Uruguai se baseia num desenho institucional de dupla via, que supôs a instalação, junto à rádio e à Discoteca Nacional, de um conjunto de corpos estáveis de música que deviam realizar concertos numa sala comprada pelo Estado com essa finalidade, a partir da qual, por sua vez, as apresentações eram transmitidos pela emissora. Deste modo, enquanto se vê o momento de criação da rádio como o deslocamento a um segundo plano do modelo de concertos públicos característicos do século XIX, o Sodre manteve as duas formas de comunicação vivas, retroalimentando-se num peculiar modelo de oferta cultural que alternava as práticas culturais do “aurático” com as do “tecnológico” (Benjamin, 1968).

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Biografia do Autor

María Inés de Torres, Instituto de Información, Facultad de Información y Comunicación. Universidad de la República. Montevideo, Uruguay

PHD en Literatura y Cultura Latinoamericana y Master in Cultural Studies, Universidad de Pittsburgh, USA

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Publicado

20-06-2016

Como Citar

de Torres, M. I. (2016). O surgimento da radiodifusão pública na América Hispânica. Contexto, modelos e o estudo de um caso singular: Sodre, a rádio pública estatal do Uruguai (1929). Revista Eco-Pós, 19(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2324

Edição

Seção

Perspectivas