(Re)atualização da imagem de arquivo: ou como dois filmes de Harun Farocki conseguem “anarquivar” o olhar

Autores

  • Sylvie Rollet Université de Poitiers 1

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1464

Resumo

No presente artigo, Sylvie Rollet analisa dois filmes de Harun Farocki que retomam arquivos visuais registrados sob a demanda dos nazistas: Imagens do mundo e inscrições da guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges, 1988) e Em suspenso (Aufschub, 2007). O que apresentam essas imagens quando as revemos pós-fato? Como sua re-apresentação -- se a entendemos como re-exposição e re-visão -- se propõe enquanto leitura crítica? Essa leitura propriamente dita visa a análise histórica ou, mais exatamente, a transmissibilidade dessas imagens, ou seja, a possibilidade de sua apropria- ção subjetiva pelo espectador? Qual o papel da retomada fílmica desses vestígios visuais do acon- tecimento na formação, no presente, de uma imagem desse passado? Essas são as questões sobre as quais a pesquisadora se propõe a refletir ao longo do artigo. 

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Biografia do Autor

Sylvie Rollet, Université de Poitiers 1

Professeure des universités en Études cinématographiques

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Como Citar

Rollet, S. (2014). (Re)atualização da imagem de arquivo: ou como dois filmes de Harun Farocki conseguem “anarquivar” o olhar. Revista Eco-Pós, 17(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1464