O documento como questão na fotografias de paisagem de Pedro David e Felix Thiollier
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1305Resumo
O presente trabalho discute o documento na fotografia de paisagem no contexto da arte contemporânea. Com base na perspectiva anacrônica proposta por Didi-Huberman e Daniel Arrasse, analisaremos imagens do artista visual e fotógrafo mineiro Pedro David na série Paisagens Submersas e as paisagens do século XIX do francês Félix Thiollier. O texto procurará evidenciar os aspectos de construção dessas fotografias, mostrando como mesmo em épocas distintas ambos discutem questões clássicas da paisagem na história da arte e parecem assumir atitudes semelhantes com respeito à imagem: o documento não apenas como registro, mas também como artefato que problematiza as dicotomias natureza-cultura e natural-construído. PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; Arte contemporânea; Paisagem; Anacronismo; Documento.Downloads
Referências
ARRASSE, Daniel. Histoire des peintures. Paris: Éditions Denoel, 2004
BELTING, H. O fim da historia da arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas, vol.1. S. Paulo: Brasiliense, 1994.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CRARY, J. Flutuações da Percepção - Atenção, Espetáculo e Cultura Moderna. São Paulo: Cosac naify, 2013.
DIDI-HUBERMAN, G. Imagens apesar de tudo. Lisboa, KKYM, 2012.
___________________Ante el tiempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2008.
DUBOIS, P. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 1993.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, vol 1. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
KRAUSS, R. O Fotográfico. Amadora, Portugal: Ed. Gustavo Gili, 2002.
MAYNARD, Patrick. The Engine of Visualization. Ithaca: Cornel UP, 1997.
POIVERT, Michel. La Photographie Contemporaine. Paris: Flammarion, 2010.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
RANCIERE, J. A partilha do sensível. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. 34. 2009.
SEBASTIÃO, Walter. De olho no mundo. Entrevista com Pedro David. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 4 jun. 2012. Disponível em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:vXjbRmZQQVMJ:impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/cultura/2012/06/04/interna_cultura,38273/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acesso em 10/06/2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.