Jornalismo e Câmeras Onipresentes - Disputas de Sentido em um Ambiente Midiático Reconfigurado pela Popularização dos Dispositivos de Registro do Real

Autores

  • Roberta Brandalise Faculdade Casper Libero
  • Maura Martins USP / UniBrasil

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.1300

Resumo

Intenta-se tecer considerações sobre um fenômeno midiático em desenvolvimento -- a complexificação do telejornalismo a partir da popularização dos dispositivos de registro do real. O material gerado por eles concretiza uma produção jornalística cuja estética precária é utilizada para gerar efeitos de sentidos: entre eles, de disputas entre diferentes campos sociais a partir das alterações nas fronteiras do público e privado. Para tanto, propõe-se a análise de um vídeo disponibilizado pelo portal online da revista Carta Capital, que exibe a detenção de um repórter do veículo à ocasião da cobertura do quarto protesto pela redução da tarifa do transporte público em São Paulo, ocorrido em junho de 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Brandalise, Faculdade Casper Libero

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Ciências da Comunicação, também, pela Universidade de São Paulo (2011). Entre 2004 e 2009, foi professora conferencista das disciplinas de Antropologia Cultural, História da Comunicação e da Cultura I e Realidade Sócio-econômica e Política Brasileira, na Universidade de São Paulo (USP). Entre 2012 e 2013, foi orientadora no curso de especialização Mídias na Educação, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professora do curso de Comunicação Social da Faculdade Cásper Líbero (FCL) e da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Há uma década se dedica ao estudo da participação da televisão brasileira nas relações sociais e culturais que se dão entre brasileiros e outros povos latino-americanos, especialmente em regiões de fronteira entre países. Atentando para as aproximações entre a Antropologia Cultural e os Estudos Culturais Britânicos e Latino-Americanos no campo da Comunicação.

Maura Martins, USP / UniBrasil

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), e doutorado em andamento em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenadora do curso de Jornalismo e professora-pesquisadora da UniBrasil - Faculdades Integradas do Brasil. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica; jornalismo literário; livro reportagem; novo jornalismo; cultura da mídia; estratégias de representação do real.

Downloads

Publicado

16-09-2016

Como Citar

Brandalise, R., & Martins, M. (2016). Jornalismo e Câmeras Onipresentes - Disputas de Sentido em um Ambiente Midiático Reconfigurado pela Popularização dos Dispositivos de Registro do Real. Revista Eco-Pós, 19(2), 189–201. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.1300

Edição

Seção

Perspectivas