Música popular e crítica: sobre critérios de análise da canção popular nas mídias - o caso de “Ai se eu te pego”, de Michel Teló

Autores

  • Herom Vargas Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1275

Resumo

Este artigo discute parâmetros e critérios de valor aplicados na crítica da música popular, pensada como um produto cultural midiático. A partir de algumas reflexões sobre a crítica, os limites dos valores que legitimam as críticas sobre a canção nas mídias serão discutidos. Depois, o texto reflete sobre formas mais esclarecedoras de análise da música popular, considerando sua especificidade de linguagem e o contexto midiático em que se insere. A canção “Ai, se eu te pego”, composta por Sharon Acioly e Antônio Dyggs e gravada com sucesso por Michel Teló (2011), será analisada a título de exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM-USCS).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. 2. ed. São Paulo: Hucitec; Brasília: UnB, 1993.

BAUGH, Bruce. “Prolegômenos a uma estética do rock” In: Novos Estudos -- CEBRAP, n. 38, março/1994, p.15-23.

BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a revolução digital. São Paulo: Aleph, 2009.

CALADO, Carlos. O jazz como espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 1990.

FERNANDES, Adriana. “O paradoxo de Ana: música e dança -- uma proposta de compreensão desta relação” In: Fênix -- Revista de História e Estudos Culturais. Ano 3, v. 3, n. 4, out-dez, 2006. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br/PDF9/2.Dossie.Adriana_Fernandes.pdf> Acesso em: dez. 2013.

FABBRI, Franco. “A theory of musical genres: two applications” In: HORN, D.; TAGG, P. (eds.) Popular music perspectives. IASPM, G¶teborg & Exeter, 1982, p. 52-81.

JANOTTI JR., Jeder. “Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia” In: Comunicação, mídia e consumo. V. 3, n. 7, 2006, p. 31-47.

LEME, Mônica. Que Tchan é esse? Indústria e produção musical no Brasil dos anos 90. São Paulo: Annablume, 2003.

MAIA JR., Humberto; GIRON, Luiz A. “Michel Teló -- Ai, se eu te pego...” In: Revista Época, 29 nov. 2011. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/vida/noticia/2011/12/michel-telo-ai-se-eu-te-pego.html> Acesso em: dez. 2013.

MARCONDES FILHO, Ciro. “Mediacriticism ou o dilema do espetáculo de massas” In: PRADO, José Luiz Aidar (org). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002, p. 14-26.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.

SILVA, Gislene; SOARES, Rosana L. “Para pensar a crítica de mídias” In: Anais do XXII Encontro Anual da Compós, 2013, Salvador (BA). Disponível em: <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_2042.pdf>. Acesso em: dez. 2013.

TROTTA, Felipe. “Critérios de qualidade na música popular: o caso do samba” In: JANOTTI JR., J.S.; LIMA, T.R.; PIRES, V.A.N. (orgs). Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de Internet. Porto Alegre: Simplíssimo, 2011, p. 116-137.

VALENTE, Heloísa A. D. As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera/ Fapesp, 2003.

Downloads

Publicado

24-12-2014

Como Citar

Vargas, H. (2014). Música popular e crítica: sobre critérios de análise da canção popular nas mídias - o caso de “Ai se eu te pego”, de Michel Teló. Revista Eco-Pós, 17(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1275