Dante, Brontë e a LambdaMOO - apontamentos para uma compreensão dos mundos virtuais no contexto dos universos diegéticos

Autores

  • Suely Fragoso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i2.1209

Resumo

Sem negar a existência de diferenças relevantes entre os mundos virtuais criados com o apoio das tecnologias digitais e outros tipos de mundos simbólicos, este texto recorre à teoria literária para propor a noção de 'universos diegéticos interativos'. Para isso, parte de uma discussão das semelhanças e diferenças entre os mundos virtuais instituídos com computadores e outros tipos de mundos simbólicos (particularmente na literatura, cinema, televisão). Para além de localizar os mundos virtuais digitais em relação aos formatos que os precederam, essa formulação ajuda a compreender a permeabilidade da representação diegética, contribuindo para a discussão do potencial de novas possibilidades como, por exemplo, a realidade aumentada e a realidade alternativa.

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Biografia do Autor

Suely Fragoso, UFRGS

Suely Fragoso é pesquisadora CNPq e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua nos cursos de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCom) e em Design (PGDesign) e no Curso de Graduação em Design Visual.

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Como Citar

Fragoso, S. (2014). Dante, Brontë e a LambdaMOO - apontamentos para uma compreensão dos mundos virtuais no contexto dos universos diegéticos. Revista Eco-Pós, 14(2), 110–128. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i2.1209