Paisagens e Crônicas Visuais da Destruição: índices e temporalidades do discurso visual no fotojornalismo

Autores

  • Benjamin Picado UFF

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i2.1206

Resumo

Este artigo se propõe a examinar a tópica da paisagem, como elemento condutor da representação da catástrofe no fotojornalismo: recupera-se a noção de indexicalidade, na chave em que ela é pensada relativamente ao conceito da “aura”, na reflexão de Walter Benjamin sobre a história da fotografia; correlaciona-se o tema pictórico da paisagem, em seu aspecto de estabilidade e mudança, ao problema da sublimidade nos escritos de Edmund Burke. Na conclusão, se examinam pistas sobre as relações entre catástrofe e historicidade, a partir da representação de uma natureza revolta.

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Como Citar

Picado, B. (2014). Paisagens e Crônicas Visuais da Destruição: índices e temporalidades do discurso visual no fotojornalismo. Revista Eco-Pós, 14(2), 66–85. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i2.1206