Adbusters e o movimento do anticonsumismo

Autores

  • João Freire Filho

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v6i1.1150

Resumo

Tirando proveito de idéias formuladas por movimentos de vanguarda do passado e das facilidades oferecidas pelas novas tecnologias da comunicação, uma crescente rede mundial de artistas de guerrilha vem criando e propagando paródias mordazes de peças publicitárias e modificando drasticamente as mensagens de cartazes e outdoors que corporações multinacionais difundem, de forma insolente, em calçadas, prédios, ônibus, quadras de basquete e banheiros de universidades. A intenção dos praticantes da culture jamming é denunciar o consumismo incentivado pela mídia, o caráter invasivo do marketing das marcas globalizadas e as normas de trabalhos antiéticas adotadas, em países do Terceiro Mundo, por empresas como a Nike e a Wal-Mart.

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Publicado

03-06-2009

Como Citar

Filho, J. F. (2009). Adbusters e o movimento do anticonsumismo. Revista Eco-Pós, 6(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v6i1.1150