Disparidades entre realidade e representação: a percepção das mulheres sobre a publicidade de cerveja

Autores

  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe
  • Kívia Monique Rodrigues Da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.23966

Resumo

O modelo de representação social em voga nos produtos audiovisuais televisivos, em especial naqueles produzidos e veiculados no Brasil, tem suscitado estudos e debates. Contudo, apesar da crítica ao padrão hegemônico alicerçado em raça e etnia, caracterizado mais por ausências do que presenças, que historicamente compõe esta suposta representatividade, ainda predomina a invisibilidade que, em alguma medida, tem sido substituída por uma visibilidade controlada. Na contramão desta conjuntura, a animação colombiana Guilhermina e Candelário, exibida no Brasil pela TVE / TV Brasil, apresenta uma série de histórias vivenciadas por personagens negros. Considerando sua excepcionalidade na TV aberta brasileira, propomos extrapolar a observação não científica e analisar de que forma aspectos sociais estão ali retratados. Nessa trajetória empírica, focamos na análise dos quatro protagonistas desta animação, na busca dos significados da narrativa, propostos por Bordwell e Thompson (2008). Como resultado, salientamos que a trama, mais do que problematizar questões raciais, naturaliza os personagens de modo que a sua relevância não se baseia no fato de serem negros. Aspectos étnicos são apresentados de forma bastante sutil e não estão no cerne da narrativa. Ademais, observamos uma ruptura da hegemonia no que concerne à estrutura de gênero que alicerça a sociedade, também de forma natural, porém com maior centralidade, ainda que alguns aspectos dos personagens analisados contribuam para a manutenção de padrões culturalmente naturalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe

Professora Efetiva do Departamento de Comunicação Social -- Publicidade e Propaganda. Professora permanente do curso de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM - UFS). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-doutorado em andamento na Universidad de Sevilla. 

Kívia Monique Rodrigues Da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Segipe.

Referências

BARBOSA, Karina; SOUZA, Francielle. A solidão das meninas negras: apagamento do racismo e negação de experiências nas representações de animações infantis. Revista Eco Pós, v. 21, n. 3, p.75-96, 2018.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Film Art: an introduction. New York: McGraw-Hill, 2008.

CAMPOS, Luiz Augusto; CANDIDO, Marcia Rangel; FERES JUNIOR, João. A Raça e o Gênero nas Novelas dos Últimos 20 Anos. Rio de Janeiro: UERJ, 2018. Disponível em: http://gemaa.iesp.uerj.br/infografico/infografico3/ Acesso em: 19 set. 2018.

COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Sociedade e Estado, [S.l.], v. 31, n. 1, p. 99-127, dez. 2016.

FRAZIN, Adriana. Crianças comentam a estreia de Guilhermina e Candelário, novo desenho da TV Brasil. Portal EBC, Brasília, 11 nov. 2015. Caderno Infantil. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/2015/10/criancas-aprovam-presenca-de-personagens-negras-em-guilhermina-e-candelario-novo Acesso em: 01 set. 2018.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência, São Paulo/Rio de Janeiro: 34/Universidade Cândido Mendes – Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HALL, Stuart. Cultura e representação. 1.ed. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte/Brasília: Editora UFMG/Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001.

LOPES, Ruy Sardinha. SOCICOM Debate A comunicação pública em questão: crise na EBC. 2. Ed. São Paulo: Socicom, 2016.

MALTA, Renata Barreto, SANTOS, Ruhan Victor Oliveira dos, REIS, Ana Alinny Cruz. Close de garota: a representação da mulher transexual em campanhas de beleza. Comunicação e informação, v. 20, n. 17, p.73-91, 2017.

SÉRIE infantil destaca na TV o empoderamento do negro nos meios de comunicação. Governo do Brasil, Brasília, v.11, 15 nov. 2015. Caderno Cidadania e Justiça. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/11/serie-infantil-destaca-na-tv-o-empoderamento-negro-nos-meios-de-comunicacao. Acesso em: 01 set. 2018.

Downloads

Publicado

06-10-2019

Como Citar

Malta, R. B., & Silva, K. M. R. D. (2019). Disparidades entre realidade e representação: a percepção das mulheres sobre a publicidade de cerveja. Revista Eco-Pós, 22(2), 223–246. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.23966