Tecnologias digitais e movimento Pro-Am no campo do jornalismo

Autores

  • Vivian de Carvalho Belochio Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Pellin Mielniczuk Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.956

Resumo

A utilização das tecnologias digitais de comunicação para a produção de conteúdos colaborativos de interesse jornalístico nas redes digitais evidencia marcas do movimento Pro-Am no jornalismo. O presente artigo discorre sobre as tensões que surgem no campo do jornalismo a partir da complexificação dos papéis atribuídos às fontes jornalísticas no ambiente das redes digitais. O texto parte da descrição do perfil das tecnologias que potencializam a troca entre jornalistas e amadores no ciberespaço para problematizar aspectos desta relação em tempos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian de Carvalho Belochio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS . Jornalista, especialista em Gestão de Processos em Comunicação pela Unijuí e mestre em Comunicação Midiática pela UFSM. Participa de atividades no Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) da UFRGS e é membro do Grupo de Pesquisas Jornalismo Digital (JORDI) da UFSM.

Luciana Pellin Mielniczuk, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação Midiática da UFSM. Coordenadora do Grupo Jornalismo Digital (UFSM) e integrante do Grupo de Pesquisas em Jornalsimo Online (UFBA). Possui graduação em Jornalismo (1992) e mestrado em Comunicação e Informação (1998), ambos pela UFRGS. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea na UFBA Pós-Doutora pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), junto ao Grupo Nuevos Médios.

Downloads

Publicado

18-11-2009

Como Citar

Belochio, V. de C., & Mielniczuk, L. P. (2009). Tecnologias digitais e movimento Pro-Am no campo do jornalismo. Revista Eco-Pós, 12(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.956