Telejornalismo: da edição linear a digital, algumas perspectivas

Autores

  • Águeda Miranda Cabral Universidade Estadual da Paraíba
  • Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Alves de Barros Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.955

Resumo

O artigo propõe discutir a natureza do digital e sua inserção na produção de telejornais no seu aspecto de edição não linear com a introdução da TV digital no Brasil. A discussão tem como pano de fundo o telejornalismo como construção do real e as conseqüências oriundas da digitalização. Num ambiente de convergência, a edição de notícias televisivas é potencializada pelas tecnologias digitais. No processo de edição não linear digital, o tratamento e a construção de imagens dos fatos vão além das imagens registradas pelos repórteres cinematográficos. Os acontecimentos são reconstituídos e divulgados na forma de notícia televisiva com alto grau de utilização de um aparato computacional de hardwares, softwares e processos. Neste sentido, o artigo pretende explorar essa fase de transição e as potencialidades resultantes da utilização da edição não linear digital nos telejornais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Águeda Miranda Cabral, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba. Doutoranda no PPGCOM da UFPE, sob orientação do professor doutor Alfredo Vizeu. É Mestre em Ciência da Informação e Especialista em Inovação e Difusão Tecnológica pela UFPB.   

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Doutor em Comunicação pela UFRJ e coordenador do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade.

Marcelo Alves de Barros, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande. É Graduado e Mestre em Engenharia Eletrônica, com Doutorado e Pós-Doutorado em Informática (Université PARIS XI e ENST).

Downloads

Publicado

18-11-2009

Como Citar

Miranda Cabral, Águeda, Vizeu Pereira Júnior, A. E., & Alves de Barros, M. (2009). Telejornalismo: da edição linear a digital, algumas perspectivas. Revista Eco-Pós, 12(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.955