Novos Rumos e Onda Livre: a construção de comunidades imaginadas através das radcom
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.952Resumo
Partindo da noção de Anderson (1991) e Cohen (1985) de que a “comunidade” é imaginada, ou seja, de que ela é um constructo simbólico e discursivo e, portanto, polissêmico, procuramos entender neste trabalho como certos agentes envolvidos com a questão das rádios comunitárias -- produtores e programadores de duas rádios auto-intituladas “comunitárias” do Rio de Janeiro: Novos Rumos e Onda Livre -- constroem discursivamente comunidades em torno de suas rádios. Através de visitas e entrevistas coletadas nas duas rádios, percebemos que as práticas discursivas dos entrevistados vão ao encontro da tentativa de construção de identidades políticas, que utilizam a idéia do pertencimento a uma comunidade como seu “campo de batalha” para unir os indivíduos em torno de problemas, reivindicações e lutas em comum. Dessa forma, buscamos atentar para como e para que são imaginadas essas comunidades, e qual é o papel das rádios nesse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.