Projeção mapeada: o real e o virtual nas edificações das grandes cidades

Autores

  • Felipe de Castro Muanis Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i1.918

Resumo

 Têm sido frequentes, nos grandes centros urbanos, os espetáculos de projeção mapeada, em que imagens de prédios antigos, animadas em computação gráfica, são projetadas e sobrepostas sobre a edificação verdadeira, criando uma série de efeitos espetaculares que dialogam com a própria construção de maneira meta-imagética e auto-referente.

Pretende-se fazer uma comparação entre três tipos de imagens indissociáveis dos grandes centros urbanos: a street-art, o cinema e a projeção mapeada. Todos têm semelhanças e características distintas que ajudam a entender a cultura visual das grandes metrópoles.

Para Renato Cordeiro Gomes e Martine Joly, a metrópole é polifônica, alimentada de imagens-agentes cheias de intertextualidade, que não comportam apenas uma narrativa ou uma possibilidade de memória. É nessa configuração que a projeção mapeada aparece como espaço de análise que reúne a perenidade da imagem e a virtualidade da memória.

 

Palavras-chave: projeção mapeada, street-art, destruição, memória, imagem ativa

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe de Castro Muanis, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação Social pela UFMG, com bolsa-sanduíche da Capes/DAAD na Bauhaus-Universität Weimar, Alemanha. Atualmente é Professor Adjunto de Televisão e Mídias Digitais no Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense em Niterói, Rio de Janeiro. Foi também professor visitante na Universidade de Paderborn, Alemanha. Jornalista, diretor de arte e ilustrador, trabalha desde 1991 em produções audiovisuais especialmente em cinema e comerciais de televisão. Também é membro  da SIB, Sociedade dos ilustradores do Brasil. 

Downloads

Publicado

25-10-2011

Como Citar

Muanis, F. de C. (2011). Projeção mapeada: o real e o virtual nas edificações das grandes cidades. Revista Eco-Pós, 14(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i1.918