Comunidade na Cidade: Mídias comunitárias como infraestruturas comunicacionais urbanas

Autores

  • Andrea Meyer Landulpho Medrado UFF

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.24837

Resumo

Este artigo é construído em três etapas: a primeira é predominantemente conceitual e as outras duas são fundamentadas em pesquisa etnográfica (offline e online). Em um primeiro momento, discute-se o conceito de “comunidade”, situando-o nos debates sobre mídia e cidade. Dessa forma, mesmo reconhecendo que as mídias digitais permitem que os cidadãos adotem dinâmicas de localidade mais fluidas, o objetivo é demonstrar que as comunidades urbanas continuam ocupando um lugar de destaque nos debates sobre cidades mediadas. Em seguida, este estudo aborda o lugar que as práticas midiáticas ocupam na constituição de comunidades como as favelas, analisando um estudo de caso, o da escuta da rádio de poste em um bairro popular em Salvador. Finalmente, o artigo revela como ativistas de favelas no Rio de Janeiro utilizam as redes sociais como infraestruturas comunicacionais urbanas, exercendo um papel fundamental nas vivências e sobrevivências da Maré. Dessa forma, o artigo analisa as maneiras como iniciativas comunitárias offline e online representam recursos simbólicos e materiais aplicados a vidas cotidianas estruturadas pela desigualdade.

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Biografia do Autor

Andrea Meyer Landulpho Medrado, UFF

Professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do grupo de trabalho Comunicação Comunitária e Mídia Alternativa da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Co-investigadora internacional da Rede e-Voices Redressing Marginality (Arts and Humanities Research Council, Reino Unido).

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Publicado

2019-10-06

Como Citar

Medrado, A. M. L. (2019). Comunidade na Cidade: Mídias comunitárias como infraestruturas comunicacionais urbanas. Revista ECO-Pós, 22(2), 168–190. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.24837