Um estudo sobre construção de mundos no cinema de terror: representações das multidões nos filmes de zumbi

Autores

  • Joao Carlos Massarolo UFSCar
  • Paula Gomes UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.879

Resumo

O artigo visa analisar a representação das multidões nas narrativas do subgênero Apocalipse Zumbi cujo caráter simbólico configura esse universo narrativo como um notável veículo de representação de ansiedades sociais. De especial interesse para essa análise é o papel simbólico que as multidões representam nessa narrativa, como metáforas de aspectos sociais presentes na época de suas produções e as ressignificações que essas metáforas sofreram no decorrer do tempo, com o objetivo de retratar as mudanças das ansiedades sociais em diferentes momentos históricos. Para tanto, a analise se utilizará de narrativas que foram produzidas em épocas distintas, como A noite dos Mortos Vivos, de 1968 e sua sequencia Despertar dos Mortos de 1978,bem como a obra recente Extermínio de 2002 ,buscando entender como essas multidões se estruturam nessas narrativas, para em um segundo momento aplicar essa estrutura nas sociedades em questão.

Palavras-chave: Horror, Apocalipse Zumbi, Multidões.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Carlos Massarolo, UFSCar

João Carlos Massarolo: cineasta, professor universitário; Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros. Publicou: O Potencial narrativo dos videogames (2009), A indústria Audiovisual e Os Novos Arranjos da Economia Digital (2010) e Narrativa Transmídia: a arte de construir mundos (2011), entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, coordena o grupo de pesquisa GEMInIS e é editor responsável da Revista GEMInIS.

Paula Gomes, UFSCar

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), aluna do Programa de Pós- Graduação em Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), integrante do Grupo de Estudos em Midis Interativas em Imagem e Som (GEMInIS)

Downloads

Publicado

07-05-2013

Como Citar

Massarolo, J. C., & Gomes, P. (2013). Um estudo sobre construção de mundos no cinema de terror: representações das multidões nos filmes de zumbi. Revista Eco-Pós, 15(3), 196–216. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.879