Um estudo sobre construção de mundos no cinema de terror: representações das multidões nos filmes de zumbi
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.879Resumo
O artigo visa analisar a representação das multidões nas narrativas do subgênero Apocalipse Zumbi cujo caráter simbólico configura esse universo narrativo como um notável veículo de representação de ansiedades sociais. De especial interesse para essa análise é o papel simbólico que as multidões representam nessa narrativa, como metáforas de aspectos sociais presentes na época de suas produções e as ressignificações que essas metáforas sofreram no decorrer do tempo, com o objetivo de retratar as mudanças das ansiedades sociais em diferentes momentos históricos. Para tanto, a analise se utilizará de narrativas que foram produzidas em épocas distintas, como A noite dos Mortos Vivos, de 1968 e sua sequencia Despertar dos Mortos de 1978,bem como a obra recente Extermínio de 2002 ,buscando entender como essas multidões se estruturam nessas narrativas, para em um segundo momento aplicar essa estrutura nas sociedades em questão.
Palavras-chave: Horror, Apocalipse Zumbi, Multidões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.