Olhares e práticas convergentes da informação: algumas reflexões sobre Gilbert Simondon, interdisciplinaridade e saberes indígenas

Autores

  • Ricardo Medeiros Pimenta IBICT/UFRJ
  • Rodrigo Piquet Saboia de Mello Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i1.8581

Resumo

Este artigo, realizado no âmbito da atividade de orientação sobre pesquisa relacionada aos saberes indígenas e suas práticas documentais, busca abordar alguns aspectos do pensamento do filósofo francês Gilbert Simondon, em compreendê-lo como teórico fundamental para o desenvolvimento do conceito de individuação, a ser trabalhado na experiência dos indígenas, de objetos técnicos, apropriados por estes e igualmente os transformando continuamente; e de informação no tocante ao cenário informacional no qual a tese em andamento e o campo no qual ela se desenvolve é inserida. Nesse sentido, busca-se estabelecer uma ponte da interdisciplinaridade e dos saberes indígenas, ao passo que neste artigo apresentamos uma faceta do aporte teórico conceitual em utilização na pesquisa ainda em andamento. Tal aproximação inusitada se deve a construção da ideia de indivíduo e individuação e como tais associações podem ser estabelecidas a partir do objeto de pesquisa aqui explicitado e de seus alicerces teórico-conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Medeiros Pimenta, IBICT/UFRJ

Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/FIOCRUZ). É Historiador graduado (2003) pela Universidade Gama Filho - UGF com pós-graduação em História do Brasil (2005) pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Possui mestrado em Memória Social e Documento (2006) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNIRIO, e doutorado em Memória Social (2010) pela mesma instituição, com estágio doutoral (2007 - 2008) na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS de Paris. É líder do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade (http://www.memoriaesociedade.ibict.br), registrado no diretório do CNPq. Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (LIINC/UFRJ) e membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Durante o biênio de 2012-2014 foi membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas, no Arquivo Nacional. Tem interesse no campo de diálogos e análises sobre informação, memória e seus lugares/dispositivos; aspectos políticos e econômicos do controle da informação; seus mecanismos de vigilância (surveillance); e ciberespaço em perspectiva sociológica e histórica. Possui interesse nas reflexões concernentes ao papel do documento e da tecnologia para os estudos sobre a Memória, o Esquecimento e as Humanidades Digitais. Pesquisa atualmente (1) os aspectos tecnopolíticos e culturais da visibilidade informacional na hipermodernidade e (2) a construção e usos do conceito de informação pela Escola Nacional de Informações (EsNI), durante a Ditadura Militar.

Rodrigo Piquet Saboia de Mello, Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio

Doutorando e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Gestão em Administração Pública pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com Ênfase em Ensino de Sociologia. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF - com os títulos de licenciatura e bacharelado. Também possuo o bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente, servidor público estatutário da Fundação Nacional do Índio - FUNAI - no cargo de Indigenista Especializado lotado no Museu do Índio na Chefia do Núcleo de Biblioteca e Arquivo - NUBARQ e Coordenador de Patrimônio Cultural Substituto. Professor Docente I - 16 horas da disciplina de Sociologia em regime estatutário da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC - do Estado do Rio de Janeiro. É integrante do grupo de pesquisa Informação, Memória e Sociedade, registrado no diretório do CNPq.

Referências

BARTHÉLÉMY, Jean-Hugues. Life and Technology: An Inquiry Into and Beyond Simondon. UK: Meson Press, 2015. Disponível em: <http://meson.press/books/life-and-technology/>. Acesso em: 02 abr. 2016.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos: textos e entrevistas. São Paulo: Iluminuras, 2006.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Documento técnico “02”: gestão científica de documentação de acervos culturais em centros de formação, de documentação e museu indígenas. Rio de Janeiro: UNESCO, 2014.

GUTIÉRREZ, Antonio García. Cientificamente favelados: uma visão crítica do conhecimento a partir da epistemografia. Transinformação, Campinas, 18 (2), p.103-112, maio/ago, 2006.

LAZZARATO, Maurizio. Sujeição e servidão no capitalismo contemporâneo. Cadernos de subjetividade, p.168-179, 2010.

LATERCE, Sávio. Individuação e humanismo técnico em Simondon. Revista de Filosofia, v.4, n.7, p.178-189, 2007.

METORO Kukràdjà: ensaio fotoetnográfico sobre a estética ritual Mebengôkrê-Kayapó. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2005.

NEVES, José Pinheiro. Seres Humanos o objectos técnicos: a noção de “concretização” em Gilbert Simondon. Comunicação e Sociedade, v.12, p.67-82, 2007.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, p.3-15, mar. 2005.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SIMONDON, Gilbert. Du mode d'existence des objets techniques. Paris: Aubier, 1989.

SIMONDON, Gilbert. L'individuation aÌ€ la lumieÌ€re des notions de formeetd'information. Paris: Édition Jérôme Millon, 1958.

Downloads

Publicado

31-05-2017

Como Citar

Medeiros Pimenta, R., & Piquet Saboia de Mello, R. (2017). Olhares e práticas convergentes da informação: algumas reflexões sobre Gilbert Simondon, interdisciplinaridade e saberes indígenas. Revista Eco-Pós, 20(1), 170–183. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i1.8581

Edição

Seção

Dossiê