A homossexualidade em Veja: limites terminológicos e expansões de sentidos

Autores

  • Márcia Franz Amaral Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Henrique Coletto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i3.849

Resumo

Este artigo analisa a constituição das homossexualidades nas páginas da revista Veja no ano de 2010. Partimos de uma publicação (Manual de Comunicação LGBT) lançada pelo movimento LGBT brasileiro que pretende normatizar o tratamento dispensado pela mídia às questões que dizem respeito à comunidade homossexual do país para analisar duas matérias (uma de 1993 e outra de 2010) da revista. Assim, buscamos compreender em que medida o enquadramento da publicação ultrapassa a questão puramente léxica e terminológica proposta pelo Manual, fato que se evidenciou, principalmente, na análise da reportagem de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Franz Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

 Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Comunicação Social da mesma instituição e líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo da UFSM. 

Luiz Henrique Coletto, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do 8º semestre de Jornalismo da UFSM, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Comunicação) e integrante do Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo.

Downloads

Publicado

01-04-2011

Como Citar

Amaral, M. F., & Coletto, L. H. (2011). A homossexualidade em Veja: limites terminológicos e expansões de sentidos. Revista Eco-Pós, 13(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i3.849