Usos do Véu: visibilidade e invisibilidade da mulher muçulmana no cinema

Autores

  • José Gatti Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i3.844

Resumo

Resumo
Este trabalho analisa imagens de mulheres muçulmanas no cinema e na televisão, focalizando as vestimentas tradicionais num contexto de políticas de representação de gênero e etnicidade. São examinadas cenas do noticiário de televisão Jornal Nacional, do filme ítalo-argelino "A Batalha de Argel", do iraniano "Caminho para Kandahar" e do sul-africano "Confessions of a gambler" (sem tradução no Brasil).

palavras-chave: cinema -- políticas de representação -- estudos de gênero -- islamismo

Abstract
This essay analyzes images of muslim women on film and television, with a focus on the traditional attires in a context of the politics of representation of gender and ethnicity. It examines scenes from the Brazilian television news show Jornal Nacional, from the Italian-Algerian film "Battle of Algiers", the Iranian "Kandahar" and the South-African "Confessions of a gambler".

keywords: cinema -- politics of representation -- gender studies -- islamism

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gatti, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor de programas de pós-graduação na Universidade Tuiuti do Paraná, na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal de São Carlos. Sócio da Socine -- Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Downloads

Publicado

01-04-2011

Como Citar

Gatti, J. (2011). Usos do Véu: visibilidade e invisibilidade da mulher muçulmana no cinema. Revista Eco-Pós, 13(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i3.844