O simbólico e o ciberespaço: O papel do imaginário na experiência cibernética da cidade.

Autores

  • Mauricio Ribeiro da Silva Universidade Paulista
  • Malena Segura Contrera Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v16i3.834

Resumo

O presente artigo problematiza a noção de ciberespaço enquanto lócus ocupado pelo social a partir da consideração dos aspectos imaginários e simbólicos presentes na atribuição de valores tradicionalmente associados à concepção de espaço ou, mais notadamente, ao conceito a ele vinculado de lugar. Trata-se de uma reflexão teórica que aproxima pensadores da cibercultura (Francisco Rüdiger, André Lemos) a autores das áreas da psicologia cultural (James Hillman), da etnologia (Marc Augé), da geografia humana (Yi-Fu Tuan) e da história das religiões (Mircea Eliade).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Ribeiro da Silva, Universidade Paulista

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, arquiteto e urbanista pela USP. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (SP), desenvolve pesquisas em Comunicação envolvendo questões relacionadas à Teoria da Mídia e Teoria da Imagem envolvendo temas relacionados ao espaço (físico e ciberespaço). Eleito para a coordenação do GT Comunicação e Cultura da Compós para o congresso a ser realizado em 2014, em Belém (PA). Foi Pró-Reitor Acadêmico (Centro Universitário Módulo), Diretor de Planejamento de Ensino (Centro Universitário de Maringá) e Assessor Especial da Pró-Reitoria de Extensão (Cruzeiro do Sul). É autor do livro individual "Na Órbita do Imaginário: comunicação, imagem e os espaços da vida", pela Editora Bluecom.

Malena Segura Contrera, Universidade Paulista

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Muniz Sodré (bolsa CNPq, 2007-2008) e estágios de pesquisa em Sevilha, Espanha, sobre Política da Comunicação (2000), em Viena, Áustria, sobre Multiculturalismo e Mídia (1998) e em Berlin, Alemanha, sobre Mimese e Rituais Mediáticos (2010). É também especialista em Psicologia Junguiana (FACIS-IJEP, 2013) e terapeuta junguiana. Atualmente é professora titular dos cursos de mestrado e doutorado em Comunicação da Universidade Paulista. Foi durante vários anos (até 2006) professora da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde implantou e coordenou o curso de Jornalismo (1999 a 2004). Seus interesses de pesquisa são Teoria da Comunicação, Culturas Arcaicas, Cultura Contemporânea, Mídia Eletrônica (televisão em especial), Mitologia e Psicologia Junguiana. É autora dos livros O mito na mídia (1996), Mídia e Pânico (2002), Jornalismo e Realidade (2004), Mediosfera (2010) e de diversos outros artigos e capítulos de livros em coletâneas e revistas científicas, tanto no Brasil como no Chile e na Espanha. É membro do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Semiótica da Cultura e da Midia, da PUC/SP (CISC) desde sua fundação (1992), e atual líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura, da UNIP (desde 2005). Coordena atualmente intercâmbio de pesquisa com a Universidade chilena de Playa Ancha de Valparaiso. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

05-02-2014

Como Citar

da Silva, M. R., & Contrera, M. S. (2014). O simbólico e o ciberespaço: O papel do imaginário na experiência cibernética da cidade. Revista Eco-Pós, 16(3), 98–112. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v16i3.834