Análise dos Spots Radiofônicos no Segundo Turno da Campanha Eleitoral Presidencial em 2018
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.26247Resumo
Nos últimos anos as pesquisas de comunicação política têm se focado na interpelação das novas técnicas de produção e veiculação de sentidos. É inegável a influência das plataformas digitais nos processos eleitorais, entretanto, trazemos um estudo sobre o conteúdo veiculado na tradicional mídia eletrônica: o rádio. Analisamos os spots veiculados, na última semana do segundo turno da Campanha Presidencial de 2018, produzidas e disponibilizadas pelos partidos no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), veiculadas na programação comercial das emissoras de rádio de todo o país. Para a análise, categorizamos as temáticas dos spots eleitorais, com base na metodologia desenvolvida por Panke e Cervi (2011) e na classificação definida por Virginia Beaudoux e Orlando D’Adamo (2006), como spots positivos, negativos e de contraste. Em ambas as campanhas o que prevaleceu foi a tentativa de desqualificação do adversário, com características predominantemente negativas.
Palavras-Chave: Comunicação Política; Spots Eleitorais; Campanha Eleitoral; Campanha Presidencial; Rádio.
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