Análise dos Spots Radiofônicos no Segundo Turno da Campanha Eleitoral Presidencial em 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.26247

Resumo

Nos últimos anos as pesquisas de comunicação política têm se focado na interpelação das novas técnicas de produção e veiculação de sentidos. É inegável a influência das plataformas digitais nos processos eleitorais, entretanto, trazemos um estudo sobre o conteúdo veiculado na tradicional mídia eletrônica: o rádio. Analisamos os spots veiculados, na última semana do segundo turno da Campanha Presidencial de 2018, produzidas e disponibilizadas pelos partidos no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), veiculadas na programação comercial das emissoras de rádio de todo o país. Para a análise, categorizamos as temáticas dos spots eleitorais, com base na metodologia desenvolvida por Panke e Cervi (2011) e na classificação definida por Virginia Beaudoux e Orlando D’Adamo (2006), como spots positivos, negativos e de contraste. Em ambas as campanhas o que prevaleceu foi a tentativa de desqualificação do adversário, com características predominantemente negativas.

Palavras-Chave: Comunicação Política; Spots Eleitorais; Campanha Eleitoral; Campanha Presidencial; Rádio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Comunicação Política, UAM-México e Doutorado em Ciências da Comunicação, ECA/USP. Professora associada na graduação em Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação e da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR, Brasil. Líder do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral e vice-presidente da ALICE - Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales.

Karina Lançoni Bernardi, Universidade Federal do Paraná

Jornalista, produtora da rádio CBN Curitiba. Mestranda em Comunicação, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal do Paraná. Membro do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral. Aluna da especialização em Sociologia Política, do Departamento de Ciência Política, da Universidade Federal do Paraná.

Referências

BEAUDOUX, Virginia; Orlando, D’Adamo. Comunicación política y campañas electorales. Análisis de una herramienta comunicacional: el spot televisivo. México, 2006.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

COE, Kevin. Rethorical Political. In MAZZOLENI, Gianpietro; BARNHURST, Kevin; IKEDA, Ken’ichi; MAIA, Rousiley; WESSLER, Hartmut. (Org.). The International Encyclopedia of Political Communication. 1ed.London: Wiley-Blackwell, 2015.

DOMENACH, Jean Marie. A propaganda política. 2001. Disponível em: http://cultvox.locaweb.com.br/livros_gratis/apropagandapolitica.pdf. Acesso em: 30 de março de 2001.

FARA, Carlos. Estrategias de campaña. In Acciones para una buena comunicación en campañas electorales. Buenos Aires, 2013.

GALICIA, Javier. Posicionamiento. In Treinta claves para entender el poder. México, Piso 15: 2010.

MCLEISH, Robert. Produção de rádio – um guia abrangente de produção radiofônica. Volume 62. São Paulo: Editora Summus, 2001.

MEDITSCH, Eduardo. O Rádio na Era da Informação: Teoria e Técnica do Novo Radiojornalismo. Florianópolis: Editora UFSC, 2001.

ORTIZ, Miguel Ángel; MARCHAMALO, Jesús. Técnicas de Comunicação pelo Rádio – a prática radiofônica. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

PANKE, L.; CERVI, E. Análise da Comunicação Eleitoral: uma proposta metodológica para os estudos de HGPE. Revista Contemporânea, Salvador, v. 9, n. 3, p. 390-403, 2011. http://www.comunicacaoeleitoral.ufpr.br/publicacoes/686873-558.pdf

PANKE, L. Criação publicitária em rádio. Curitiba, Intersaberes, 2019.

WEBER, Maria Helena. Imagem Pública. In RUBIM, Antônio. Comunicação e Política, conceitos e abordagens. Salvador: Editora UFBA, 2004.

Downloads

Publicado

06-10-2019

Como Citar

Panke, L., & Bernardi, K. L. (2019). Análise dos Spots Radiofônicos no Segundo Turno da Campanha Eleitoral Presidencial em 2018. Revista Eco-Pós, 22(2), 138–153. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.26247