O processo de mitificação de Bolsonaro: Messias, presidente do Brasil.

Autores

  • Aryovaldo de Castro Azevedo Junior Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Erica Cristina Verderio Bianco Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.26253

Resumo

Este artigo analisa como a comunicação político-eleitoral do candidato à presidência da República em 2018, Jair Messias Bolsonaro (PSL), recorreu a mitologias políticas para construir sua identidade de marca durante a corrida eleitoral. Nosso objetivo é verificar a presença de elementos míticos nos conteúdos emitidos pelo candidato e, para tanto, utilizamos conceitos de propaganda política e eleitoral, mito e discurso político, construção de mitos pela publicidade e mito como linguagem da cultura de massas num estudo de caso de sua campanha, envolvendo análise de conteúdo e de discurso, as quais indiciaram que o contexto socioeconômico, político e cultural que influenciam na mitologização dos conteúdos emitidos propiciaram a utilização de uma mitologia política conspiratória utilizada, de modo consistente, para fomentar  a mobilização popular, com uso estratégico das redes sociais digitais, no processo de mi(s)tificação do então candidato, que procedeu rumo ao Palácio do Planalto.

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Biografia do Autor

Aryovaldo de Castro Azevedo Junior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Curso de Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná

Erica Cristina Verderio Bianco, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

06-10-2019

Como Citar

Azevedo Junior, A. de C., & Bianco, E. C. V. (2019). O processo de mitificação de Bolsonaro: Messias, presidente do Brasil. Revista Eco-Pós, 22(2), 88–111. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.26253