Bro MC's Rap Indígena: O pop e a consituição de fóruns cosmopolíticos na luta pela terra Guarani e Kaiowa
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.3790Resumo
O artigo analisa alguns recursos poéticos e políticos do grupo de rap Bro MC, formado por jovens indígenas Kaiowa da Reserva de Dourados (Mato Grosso do Sul-Brasil) e busca reconhecer elementos que servem ao diálogo interétnico na chave da “cultura” com o regime de visibilidade característico do mundo dos brancos, enfatizando que a cultura pop é parte importante desse regime. Antes, porém, desenha um quadro mais amplo de localização das pessoas Kaiowa e Guarani na história e na vida ordinária das aldeias de Jaguapiru e Bororó (de onde provém o grupo), bem como um pequeno histórico dos Bro. O objetivo é mostrar como as ações, letras e posicionamentos do grupo e de seus integrantes configuram o que chamamos de fórum cosmopolítico pois apoiam-se numa espécie de contemporaneidade pela palavra: a palavra-rap e a alma-palavra (ñe'e) da cosmologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.