Das mediações às latências: Etnocentrismo e poder na apropriação de Jogos Vorazes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.3481Resumo
A problemática do sujeito em processos de comunicação está cada vez mais complexa para a compreensão do campo científico. Este artigo tem por objetivo problematizar uma experiência transdisciplinar de pesquisa, que encontrou na articulação entre os conceitos de mediação, de Jesús Martín-Barbero, e de latência, de Hans Ulrich Gumbrecht, uma fonte metodológica fecunda. Notamos, em campo, que os sujeitos atribuem sentidos da narrativa a terceiros, espaços e tempos imaginados que se realocam diante de suas próprias experiências de vida. Essas relações dão a ver mediações presentes no processo comunicativo e latências que permanecem ocultas, mas que formulam concepções e modos de vida. Nossa abordagem se dá partir da presença da série transmidiática Jogos Vorazes no Brasil, um caso exemplar de como narrativas nortenhas constrangem outras culturas, num espectro de etnocentrismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.