Barroco e Pós-história a partir das Teorias da Imagem de Mario Perniola e Vilém Flusser

Autores

  • Rodrigo Cássio Oliveira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2911

Resumo

O objetivo deste artigo é relacionar a teoria da imagem técnica de Vilém Flusser e a teoria do simulacro de Mario Perniola a fim de demonstrar que, por caminhos distintos, mas complementares, os dois autores aventam a tese de que a contemporaneidade pode manifestar elementos significativos de uma cultura barroca. Em Perniola, esta tese é amplificada como uma teoria da hiper-realidade e do simulacro, dirigindo-se a uma reflexão sobre a sociedade contemporânea. Em Flusser, destaca-se a interpretação do barroco mineiro como a síntese de uma nova cultura, cuja ordenação reflete o advento das imagens técnicas e seu impulso para a pós-história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cássio Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2014), defendeu tese na linha de pesquisa em Estética e Filosofia da Arte sobre os conceitos de barroco e neobarroco na contemporaneidade. Mestre em Comunicação Social (UFG, 2008-2010), estudou o cinema brasileiro dos anos 1990-2000 na linha de pesquisa em Mídia e Cultura. Possui bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2003-2007) e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005-2008). Desde 2012 é membro efetivo do corpo docente de Cinema e Audiovisual da UEG, curso que passou a coordenar em fevereiro de 2015. Já atuou como professor substituto na Universidade Federal de Goiás (2011-2012). É autor de publicações acadêmicas em revistas, livros e outras coletâneas, com destaque para o livro individual "Filmes do Brasil Secreto" (Editora da UFG, 2014). Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa "O conceito de estilo depois da sociedade do espetáculo: um momento neobarroco?" (2015-2016), tendo em vista uma discussão epistemológica sobre a análise de fenômenos culturais e obras artísticas do presente a partir do marco conceitual das teorias do neobarroco. Como crítico e curador, publica trabalhos em diferentes veículos e integra comissões de seleção de obras audiovisuais em festivais de cinema e vídeo. Seus interesses de pesquisa concentram-se nos âmbitos das artes visuais, do cinema e do vídeo, com ênfase em teorias da imagem, teoria e história da arte, cinema moderno e estudos de representação, encenação, narrativa, gênero e estilo. 

Downloads

Publicado

20-06-2016

Como Citar

Oliveira, R. C. (2016). Barroco e Pós-história a partir das Teorias da Imagem de Mario Perniola e Vilém Flusser. Revista Eco-Pós, 19(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2911

Edição

Seção

Dossiê