Inteligência artificial e educação midiática

Estratégias para formar cidadãos críticos e conscientes na era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28430

Palavras-chave:

Autonomia Intelectual, Educação Midiática, Inclusão digital, Inteligência Artificial, Pensamento Crítico

Resumo

A resenha discute a obra Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática, de Alexandre Le Voci Sayad, que propõe uma abordagem crítica e educativa sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na sociedade. Combinando teoria e prática, o autor apresenta estratégias que aliam IA e pensamento crítico na formação cidadã, abordando temas como desinformação, bolhas informacionais, viés algorítmico e vigilância digital. A resenha destaca o papel da educação midiática como ferramenta essencial para promover autonomia intelectual, inclusão social e responsabilidade ética no uso da tecnologia, especialmente em contextos educacionais. A obra é indicada para educadores, gestores e pesquisadores que desejam compreender e aplicar, de forma crítica, os recursos digitais na formação de cidadãos conscientes.

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Biografia do Autor

Paulo Antonio de Sousa Marquêz, Universidade de Sorocaba

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO), especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB) e em Design de Comunicação de Moda com foco em Merchandising pela Universidade do Minho (Portugal). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Comunicação Institucional e Relações Públicas pelo IESB. Atuou como Consultor Especialista em Projetos para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e para a UNESCO, contribuindo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Programa Alfabetização Solidária. Essa experiência internacional fortaleceu sua visão estratégica em políticas de educação e desenvolvimento social. Como Relações-Públicas dos Salesianos do Brasil, foi responsável pela comunicação institucional e marketing, gerenciando também o relacionamento com autoridades públicas. No ensino superior, lecionou disciplinas de comunicação, marketing e eventos na Faculdade Anhanguera de Brasília e na pós-graduação do UniEURO, além de coordenar cursos técnicos do PRONATEC. Desenvolveu estratégias de treinamento e educação corporativa no SESC/DF, em projetos de desenvolvimento de pessoas, gestão de eventos e cerimonial. Atualmente, é Servidor Público Efetivo (SEP) na Câmara Municipal de Sorocaba, onde exerce a função de Mestre de Cerimônias. Foi Diretor-Geral da Escola do Legislativo de Sorocaba e atualmente coordena o Laboratório de Inovação (LabLeg Sorocaba), promovendo projetos de transformação e engajamento cívico.

Referências

SAYAD, Alexandre Le Voci. Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2023.

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Publicado

19-06-2025

Como Citar

Marquêz, P. A. de S. (2025). Inteligência artificial e educação midiática: Estratégias para formar cidadãos críticos e conscientes na era digital. Revista Eco-Pós, 28(1), 595–602. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28430