Olhares Dóceis Perante o Instagramável
A imagem no império das plataformas
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28163Palavras-chave:
Imagem, Instagramável, Plataformização, Olhar DócilResumo
Observando a relevância do Instagram na cultura visual contemporânea a partir das contribuições de Tim Wu (2012) e Lev Manovich (2017), este texto propõe explorar o instagramável como uma maneira de qualificar o mundo para além da própria plataforma que o originou, uma vez que é possível constatar seu potencial para promover a constituição de um olhar dócil, termo esse que foi proposto por Giselle Beiguelman em sua recente obra Políticas da Imagem (2021).
Downloads
Referências
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: UBU Editora, 2021.
BRAGA, Adriana; LEVINSON, Paul; STRATE, Lance. Introdução à Ecologia das Mídias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Edições Loyola, 2019.
CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. São Paulo: Vozes: 1994.
FRIER, Sarah. Sem filtro: os bastidores do Instagram: como uma startup revolucionou nosso estilo de vida. São Paulo: Planeta, 2021.
MANOVICH, Lev. Instagram e contemporary image, 2017. Disponível em http://manovich.net/index.php/projects/instagram-and-contemporary-image. Acesso em: 10 mar. 2023.
MCLUHAN, Marshall; FIORE, Quentin; ARGEL, Jerome. O meio é a massagem: um inventário de efeitos. Rio de Janeiro: Imã Editorial, 2011.
SANZ, Cláudia; SOUZA, Fabiane de; CAMPELO, Luanda. Vida instagramável: habitando tempos e espaços do mundo-empresa. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 37, 2021. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/711 . Acesso em: 19 mar. 2023.
SHEFFER, Emma. Insta Repeat. Disponível em: https://www.instagram.com/insta_repeat/?hl=pt-br. Acesso em: 15 mar. 2022.
SILVA, Wagner Souza; LOPES, Carolina Vilaverde Ruta. Agora somos imagens: fotografia e a hibridização entre humanos e telas. RuMoRes, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 220-235, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.147041. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/147041 . Acesso em: 14 mar. 2023.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. In: SOUZA, Joyce.; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.). A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2018. p. 31-46.
SODRÉ, Muniz. O emotivo e o indicial na mídia. In:____ As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006, pp. 73-124.
VAN DIJCK, Jose; POELL, Thomas; WAAL, Martijn de . The Platform Society: Public Values in a Connective World, USA: Oxford University Press, 2018. E-book.
WE ARE Social. The global state of digital in july 2022 - part one. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2022/07/the-global-state-of-digital-in-july-2022/. Acesso em: 15 mar. 2023.
WU, Tim. Impérios da comunicação: do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
WU, Tim. The curse of bigness: how corporate giants came to rule the world. New York: Columbia Global Reports, 2018. E-book.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wagner Souza e Silva, Ana Roberta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.