Acelera!

Speed watching, sua lógica, histórias e paradoxos

Autores

  • Julio Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28139

Palavras-chave:

speed watching, neoliberalismo, primeiro cinema, cinema digital

Resumo

Um dos desafios mais visíveis no cinema contemporâneo é negociar a velocidade crescente da forma e da cultura cinematográficas. O objetivo deste texto é pensar sobre o chamado speed watching, uma prática que nos ajuda a mapear os contornos do consumo audiovisual hoje, bem como a economia afetiva, ética e libidinal que marcam a espectatorialidade de nosso tempo. Ao longo desse caminho, atravessaremos questões como, um diálogo cada vez mais forte com o primeiro cinema, a ideia constante da “morte do cinema”, a sétima arte como uma experiência individual e solitária, o ritual da exibição, o discurso neoliberal e a cultura digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDER, Julia. "Netflix is letting people watch things faster or slower with new playback speed controls". In: The Verge, 31 de julho de 2020. Disponível em: https://www.theverge.com/2020/7/31/21348693/netflix-playback-speed-slow-fast-mobile-android-web-tv-streaming Acesso em 15/06/2023

ALEXANDER, Neta. “Speed Watching, Efficiency, and the New Temporalities of Digital Spectatorship”. In: HESSELBERTH, Pepita, POULAKI, Maria (orgs.). Compact Cinematics - The Moving Image in the Age of Bit-Sized Media. Bloomsbury Academic, 2017, pp. 103-112.

AUMONT, Jacques. Que reste-t-il du cinéma? Paris: Vrin, 2012.

BAZIN, André. O cinema. Ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

BELLOUR, R. “A querela dos dispositivos”. In: Revista Poiésis, 9(12), 2008, pp. 15-22.

BENJAMIN, Walter. "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica". In: Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BLACKMORE, Tim. “The Speed Death of the Eye: The Ideology of Hollywood Film

Special Effects.” In: Bulletin of Science Technology Society 27 (5), 2007, pp. 367–72.

BORDWELL, David. “Intensified continuity revisited”. Disponível em: http://www.davidbordwell.net/blog/2007/05/27/intensified-continuity-revisited/. Acesso em 15/06/2023

BORDWELL, David. “Intensified Continuity: visual style in ceontemporary american film”. In: Film Quarterly, California, v. 55, n. 3, 2002, pp. 16-28.

BRIDGE, Gavin. "Netflix Released More Originals in 2019 Than the Entire TV Industry Did in 2005". In: Variety, 17 de dezembro de 2019. Disponível online em: https://variety.com/2019/tv/news/netflix-more-2019-originals-than-entire-tv-industry-in-2005-1203441709/ Acesso em 15/06/2023

CASETTI, Francesco. "Back to the Motherland: the film theatre in the postmedia age". In: Screen, v.52, nº1, primavera de 2011, p.6.

CIMENT, Michel. “The State of Cinema”. In: Unspoken Cinema, 2003. Disponível em: http://unspokencinema.blogspot.com/2006/10/state-of-cinema-m-ciment.html. Acesso em 15/06/2023

CORRIGAN, Timothy. “Still Speed: Cinematic Acceleration, Value, and Execution.” In: Cinema Journal, 47 (2), 2016, pp. 119–25.

CRARY, Jonathan. 24/7 – Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

DENSON, Shane, LEYDA, Julia (orgs.). Post-Cinema: Theorizing 21st-Century Film. Falmer: REFRAME Books, 2016.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1994.

ELSAESSER, Thomas. O cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Senac, 2018.

FLANAGAN, Matthew. “Towards an Aesthetic of Slow in Contemporary Cinema”. In: 16:9, nov. 2008. Disponível em: http://www.16-9.dk/2008-11/side11_inenglish.htm. Acesso em 15/06/2023

FOUCAULT, Michel. O nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France

(1978-1979). São Paulo: Martins Fontes 2008.

GAUDREAULT, Andre. MARION, Philippe. O fim do cinema? Uma mídia em crise na era digital. Campinas/SP: Papirus, 2016.

GLEICK, James. Faster: The Acceleration of Just about Everything. Vintage, 2000.

GUNNING, Tom. “Moving Away from the Index: Cinema and the Impression of Reality”. In: Differences 18(1), março de 2007, pp. 29-52.

GUO, Jeff. “I have found a new way to watch TV, and it changes everything Game of Thrones. The Bachelor. House of Cards. It's now possible to watch everything. How? It's the future of storytelling.” In: The Washington Post, 22 de junho de 2016. Disponível em:

https://www.washingtonpost.com/news/wonk/wp/2016/06/22/i-have-found-a-new-way-to-watch-tv-and-it-changes-everything/ Acesso em 15/06/2023

HARRIES, Dan. “Watching the Internet.” In: The New Media Book. London: BFI Publishing, 2002, pp. 171-182.

JAMES, Robin. “Loving the Alien”. In: The New Inquiry, 22 de outubro de 2012. Disponível em: http://thenewinquiry.com/essays/loving-the-alien Acesso em 15/06/2023

KRACAUER, S. Nature of of the Film: the redeption of phycal reality. London: Dennis Dobson, 1961.

MARX, Karl. O capital, Livro I. São Paulo, Boitempo, 2013.

McLUHAN, M. Os meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

___. O meio são as massagens. Rio de Janeiro: Record, 1969b.

MCSPADDEN, Kevin. "You Now Have a Shorter Attention Span Than a Goldfish". In: Time, maio de 2015. Disponível em: https://time.com/3858309/attention-spans-goldfish/ Acesso em 15/06/2023

MONBIOT, George. “Neoliberalism—the Ideology at the Root of All Our Problems”. In: The Guardian, 15 de abril de 2016. Disponível em:

https://www.theguardian.com/books/2016/apr/15/neoliberalism-ideology-problem-george-monbiot. Acesso em 15/06/2023

Multiplot Cinema – Edição 7, 2018:

https://multiplotcinema.com.br/2018/07/introducao-ao-slow-cinema/

Acesso em 15/06/2023

NAGIB, Lucia. “The Politics of Slowness and the Traps of Modernity”. In.: LUCA, Tiago de; JORGE, Nuno Barradas (orgs). Slow Cinema. Edingburgh: Edingburgh University Press, 2016.

SHAVIRO, Steven. Post-cinematic affect. Reino Unido: O-book, 2010.

SHAVIRO, Steven. “Post-continuity”, 2012. Disponível em:

http://www.shaviro.com/Blog/?p=1034 Acesso em 15/06/2023

SHAVIRO, Steven. No Speed Limit. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2015.

SRNICEK, Nick e WILIAMS, Alex. “Manifesto for an Accelerationist Politics”. In:

MACKAY, Robin, AVANESSIAN, Armen (orgs.). Accelarate. UK: Urbanomic, 2014.

STERNE, Jonathan. MP3: The Meaning of a Format. Durham, NC: Duke University Press, 2012.

WOLLEN, Peter. “Speed and the Cinema.” In: Paris Hollywood: Writings on Film. London: Verso, 2002, pp. 264–74

Downloads

Publicado

08-11-2023

Como Citar

Bezerra, J. (2023). Acelera! Speed watching, sua lógica, histórias e paradoxos. Revista Eco-Pós, 26(2), 138–158. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28139