A compreensão de usuários acerca de conteúdos jornalísticos em vídeo 360°

Autores

  • Luciellen Souza Lima Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.28135

Palavras-chave:

Compreensão, Vídeo 360°, Sensação de Presença, Estudo de Recepção

Resumo

A compreensão do usuário é um elemento fundamental para o jornalismo. Neste estudo, focamos em conteúdos jornalísticos que utilizam vídeos 360°, buscando alcançar dois objetivos: entender como se dá a compreensão de conteúdos jornalísticos em vídeo 360° e identificar sensações que podem influenciar nessa compreensão. Realizamos um estudo de recepção, incluindo testes com 80 usuários, questionários e entrevistas. Dentre os resultados, no geral, os participantes perceberam que conseguiram compreender o sentido da narrativa, mas não de forma plena.  Além disso, os participantes também observaram que a experiência resulta em uma forma de compreender a reportagem diferentemente de outras mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIANCHI, Graziela Soares. Recepção jornalística: relações e perspectivas. Revista Observatório, [s. l.] v. 5, n. 3, p. 317-334, maio, 2019.

BRAUTOVIĆ, Mato; JOHN, Romana; POTREBICA. Marko. Immersiveness of News: How Croatian Students Experienced 360-Video News. Lecture notes in computer Science, p. 263–269, 2017.

BUSSELLE, Rick; BILANDZIC, Helena. Measuring Narrative Engagement. Media Psychology, v. 12, n. 4, p. 321-347, 2009. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15213260903287259>. Acesso em: 14 jun. 2023.

COZBY, Paul. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.

DE LA PEÑA, Nonny; WEIL, Peggy; LLOBERA, Joan; GIANNOPOULOS, Elias; POMÉS, Ausiàs; SPANLANG, Bernhard; FRIEDMAN, Doron; SANCHEZ-VIVES, Maria V.; SLATER, Mel. Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First Person Experience of News. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 19, n. 4, p. 291-301, 2010.

DOMÍNGUEZ, Eva. Periodismo inmersivo. Fundamentos para una forma periodística basada en la interfaz y en la acción. Tese (Doctorado en Comunicación) — Facultat de Comunicació i Relacions Internacionals Blanquerna, Universitat Ramon Llull, Barcelona, 2013.

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.

FIDALGO, María Isabel; AMBROSIO, Adriana Paíno. Progress or regression in the practice of immersive journalism? Immersive storytelling in the productions of the Samsung VR platform between 2015 and 2020. Journal of Print and Media Technology Research, v. 11, n. 1, p. 47-63, 2022.

GUARDIOLA, Ingrid. El ojo y la navaja: Un ensayo sobre el mundo como interfaz. Barcelona: Arcadia, 2019.

JENNETT, Charlene; COX, Anna; CAIRNS, Paul; DHOPAREE, Samira; EPPS, Andrew; TIJS, Tim; WALTON, Alison. Measuring and defining the experience of immersion in games. International Journal of Human-Computer Studies, v. 66, p. 641–661, 2008.

JONES, Sara. Disrupting the narrative: immersive journalism in virtual reality. Journal of media practice, v. 18, p. 171-185, 2017. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14682753.2017.1374677?journalCode=rjmp20>. Acesso em: 14 jun. 2023.

KANG, Seok; O’BRIEN, Erin; VILLARREAL, Arturo; LEE, Wansoo; MAHOOD, Chad. Immersive Journalism and Telepresence. Digital Journalism, v. 7, n. 2, p. 294-313, 2018.

LEFFA, Vilson. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a interpretação de texto. In: LEFFA, Vilson; ERNST, Aracy. (Orgs.). Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. Pelotas: Educat, 2012, p. 253-269.

LIMA, Luciellen Souza; BARBOSA, Suzana. Mobilidade, imersão e experiência: entre ajustes e discordâncias conceituais no jornalismo imersivo. Estudos em Comunicação, n. 34, p. 1-11, mai., 2022.

LIMA, Luciellen Souza; BARBOSA, Suzana. Jornalismo audiovisual em 360°: estudo sobre a percepção dos usuários acerca da sensação de presença e da credibilidade. Brazilian Journalism Research, v. 19, n. 2, ago.,2023.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. A teoria barberiana da comunicação. MATRIZes, v. 12, n. 1, p. 39-63, jan./abr., 2018.

PÉREZ-SEIJO, Sara. Periodismo Inmersivo con Vídeo 360 Grados: Evolución, Experiencia de Usuario y Producción de las Radiotelevisiones Públicas Europeas. Tese (Doctorado en Comunicación e Información Contemporánea) — Escola de Doctorado Internacional, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 2021.

PÉREZ-SEIJO, Sara; VICENTE, Paulo Nuno; LÓPEZ-GÁRCIA, Xosé. Immersive Journalismo: The Effect of System Immersion on Place Illusion and Co-Presence in 360-Degree Video Reporting. Systems, v. 11, n. 1, p. 1-17, 2023.

RODRIGUES, Lígia Coeli. OLHAR AO REDOR: pedagogia dos vídeos esféricos para o telejornalismo. Tese (Doutorado em Comunicação Social) — Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2021.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021.

SCHMITZ, Daniela; PIEDRAS, Elisa; WOTTRICH, Laura; SILVA, Lourdes Ana Pereira; PIENIZ, Mônica, JACKS, Nilda; JOHN, Valquíria. Estudos de recepção: estado da questão e os desafios pela frente. Intercom – RBCC, v. 38, n. 1, p. 109-128, jan./jul., 2015.

SHAPIRO, Michael. Signal Detection Measures of Recognition Memory. In: LANG, Annie (Ed.). Measuring Psychological Responses To Media Messages. New York and London: Routledge, 1994.

SUNDAR, Shyam; KANG, Jin; OPREAN, Danielle. Being There in the Midst of the Story: How Immersive Journalism Affects Our Perceptions and Cognitions. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v. 20, n. 11, nov., 2017.

VETTEHEN, Paul Hendriks; WILTINK, Daan; HUISKAMP, Maite; SCHAAP, Gabi; KETELAAR, Paul. Taking the full view: How viewers respond to 360-degree video News. Computers in Human Behavior, v. 91, p. 24–32, fev., 2019.

WINQUES, Kérley; LONGHI, Raquel Ritter. Mediação, recepção e consumo frente à explosão dos algoritmos. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, evento on-line. Anais [...]. Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2020.

Downloads

Publicado

16-12-2023

Como Citar

Souza Lima, L. (2023). A compreensão de usuários acerca de conteúdos jornalísticos em vídeo 360°. Revista Eco-Pós, 26(3), 267–293. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.28135