A desinformação em meio à crise do capitalismo e à configuração de uma nova estrutura de mediação social

Autores

  • Helena Martins do Rêgo Barreto UFC

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28045

Palavras-chave:

economia política da comunicação, desinformação, plataformas digitais, Fake news

Resumo

O texto discute a desinformação como um fenômeno associado às disputas em torno da informação, que ganha particularidades relacionadas à atual crise do capitalismo e à emergência das plataformas digitais como agentes centrais da nova estrutura de mediação social. A partir da perspectiva teórico-metodológica da Economia Política da Comunicação (EPC), critica visões deterministas e apresenta a desinformação como uma estratégia utilizada neste contexto de crise de legitimação social do capitalismo e de mudanças nas comunicações, com a datificação e a plataformização. Em diálogo com a literatura, destaca elementos centrais para a relação entre plataformas e desinformação: i) uso de dados; ii) centralidade da publicidade; iii) circulação mediada de conteúdos; e iv) autogovernação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Lúcio Siqueira. O princípio da evolução da publicidade na web. Revista Vozes & Diálogos, Itajaí, v. 14, n. 1, jan./jun. 2015. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/vd/article/view/7374. Acesso em: 03 mar. 2023.

AHMAD, Nadim; Schreyer, Paul, 2016. Measuring GDP in a Digitalised Economy 2016/07. OECD Statistics Working Papers. Paris: OECD, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/5jlwqd81d09r-en. Acesso em: 20 ago. 2022.

ALVES, Giovanni. Terceira modernidade do capital, crise de civilização e barbárie social. Blog da Boitempo. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2011/09/26/terceira-modernidade-do-capital-crise-de-civilizacao-e-barbarie-social/. Acesso em: 20 ago. 2022.

BARBOSA, Beatriz; BARRETO, Helena Martins do Rêgo; VALENTE, Jonas Chagas. Lúcio. Fake News: como as plataformas enfrentam a desinformação /Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021.

BASTOS, Manoel Dourado.; FIGUEIREDO, Carlos; SCHNEIDER, M.arco. Comunicação, desinformação e crise do capitalismo. In: Comunicação e ciência: reflexões sobre a desinformação. Nair Prata, Sônia Jaconi, Rodrigo Gabrioti, Genio Nascimento, Hendryo André e Sílvio Simão de Matos (orgs). São Paulo: Intercom, 2022, p. 190-2019.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, v. 1. 3a ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Sobre intelecto geral, capital, comunicação e conhecimento: uma leitura dos Grundrisse. Revista de Economia, v. 34, n. especial, p. 35-49, 2008.

BOLAÑO, César Ricardo Siquiera; BASTOS, Manoel Dourado. Um pensamento materialista em comunicação. In: BIANCO, Nelia R. Del; LOPES, Ruy Sardinha. O campo da comunicação: epistemologia e contribuições científicas São Paulo: Socicom Livros, 2020. p. 165-187. Disponível em: https://socicom.org.br/wp- content/uploads/2020/12/livro__ocampo_da_comunicac%CC%A7ao.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.

BOLÃNO, César Ricardo Siqueira; VIEIRA, Eloy. Economia política da internet e os sites de redes sociais. Revista Eptic. v.16, n. 2, p. 75-88, 2014.

CHESNAIS, Francois. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Padrões de manipulação no jornalismo brasileiro: fake news e a crítica de Perseu Abramo 30 anos depois. RuMoRes, v. 12, n. 23, p. 56-82, 22 jun. 2018.

EIJK et al. Digital platforms: an analytical framework for identifying and evaluating policy options. TNO Report, No. 2015 R11271. Amsterdam: University of Amsterdam, 2015. Disponível: http://hdl.handle.net/11245/1.504534. Acesso em: 15 nov. 2022.

EMPOLI, Giuliano da. Os Engenheiros do Caos. Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. São Paulo: Editora Vestígio, 2019.

EUROPEAN Comission. Online Platforms and the Digital Single Market Opportunities and Challenges for Europe. Disponível em: http://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/ALL/?uri=CELEX:52016DC0288. Acesso em: 15 nov. 2017.

FACEBOOK terá publicidade baseada no histórico de navegação. Olhar Digital. São Paulo, 12 junho 2014. Disponível em: https://olhardigital.com.br/noticia/facebook-tera-publicidade-baseada-no-historico-de-navegacao/42555. Acesso em: 1 fev. 2023.

FIGUEIREDO, Carolos; BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Social media and algorithms: configu- rations of the lifeworld colonization by new media. International Review of Information Ethics, v. 26, p. 12, 2017.

GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. Parágrafo. v. 6, ano 1, 2018, p. 95-121.

GORWA, Robert. What is Platform Governance? Information, Communication & Society, 2019: doi:10.1080/1369118X.2019.1573914.

HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública – investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 2003.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 23. ed., 2012.

HUSSEIN, Eslam; JUNEJA, Prema; MITRA, Tanushree. Measuring Misinformation in Video Search Platforms: An Audit Study on YouTube. Proc. ACM Hum.-Comput. Interact. 4, CSCW1, Article 48 (May 2020), 26 pages.

KREISS, Daniel. e MCGREGOR, Shannon. Technology Firms Shape Political Communication: The Work of Microsoft, Facebook, Twitter, and Google With Campaigns During the 2016 U.S. Presidential Cycle, Political Communication. Political Communication, 2017.

LOWY, Michael. “A contrapelo”. A concepção dialética da cultura nas teses de Walter Benjamin (1940). Lutas Sociais, São Paulo, n.25/26, p. 20-28, 2º sem./2010 e 1º sem/2011 . Disponível em: http://www4.pucsp.br/neils/downloads/Vol.2526/michael-lowy.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

MARTINS, Helena. (Org.) . Desinformação: crise política e saídas democráticas para as fake news. 1. ed. São Paulo: Veneta, 2020. 108p.

MARTINS, Helena Martins do R.; JARDIM, L. ; BRAGATTO, R. C. . Visibilidade condicionada pelo pagamento: o modelo de negócios das plataformas digitais e seu impacto na campanha eleitoral de 2020 no Brasil. In: 45º Encontro Anual da ANPOCS, 2021, Remoto. Anais do 45º Encontro Anual da ANPOCS. De 19 a 27 de outubro de 2021, realizado de forma remota. ISSN 2177-3092., 2021.

MARTINS, Helena. A disputa na internet: plataformas, desinformação e impactos na democracia. In: Leonardo Avritzer; Eliara Santana; Rachel Callai Bragatto. (Org.). Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2023, v. 1, p. 111-118.

MARX, K.arl O Capital: livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MELO, Rafaela da Silva; NEVES, Breno Gonçalves Bragatti.; MACHADO, André Ferreira. Crianças mobile: tecnologias móveis e as novas estratégias de marketing infantil. Anagrama, v. 8, n. 2, 2014.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

MURDOCK, Graham. Refeudalização revisitada: a destruição da democracia deliberativa. MATRIZes, v. 12, ano 2, p.13-31. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2, p13-31. 2018.

NETLAB UFRJ. Recomendação no Youtube: o caso Jovem Pan. 5 de Setembro de 2022, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: http://www.netlab.eco.ufrj.br/blog/recomendacao-no-youtube-o-caso-jovem-pan. Acesso: 7 mar. 2023.

PAULO NETTO, José. Economia política: uma introdução crítica / José Paulo Netto e Marcelo Braz. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Biblioteca Básica de serviço social; v. 1).

ROMERO, Daniel. Marx e a técnica. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

SAFATLE, Vladimir. Pinheiro. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. A Terra é redonda, 6 fev. 2021. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/neoliberalismo-como-gestao-do-sofrimento-psiquico/.

Acesso em: 22 fev. 2023.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Tudo sobre tod@s: Redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais. São Paulo: Edições Sesc, 2017.

SUAREZ-LLEDO Victor, ALVAREZ-GALVEZ Javier. Prevalence of Health Misinformation on Social Media: Systematic Review. J Med Internet Res 2021; v. 23, ano, e17187.

SRNICEK, Nick. Platform capitalism. John Wiley & Sons, 2017.

POELL, T; NIEBORG, D; VAN DIJCK, J. Plataformização (Platformisation, 2019 – tradução: Rafael Grohmann). Revista Fronteiras – estudos midiáticos 22(1):2-10 jan./abr. 2020. Unisinos – DOI: 10.4013/fem.2020.221.01.

VALENTE, Jonas. Tecnologia, informação e poder: das plataformas online aos monopólios digitais. 2019. (Tese de doutorado em sociologia). Universidade de Brasília, Brasília.

WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo, 2016.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

Downloads

Publicado

09-06-2024

Como Citar

Martins do Rêgo Barreto, H. (2024). A desinformação em meio à crise do capitalismo e à configuração de uma nova estrutura de mediação social. Revista Eco-Pós, 27(1), 330–352. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28045