Jornalismo e desinformação em cartas de leitores para o jornal “O Estado de S.Paulo”

uma aproximação inicial

Autores

  • Luis Mauro Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Itamar Thami Montalvão Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28036

Palavras-chave:

Jornalismo, Desinformação, Cartas de leitores, Pandemia, O Estado de S.Paulo

Resumo

O contexto político de desinformação, distorção sistemática de fatos e disseminação de informações falsas (fake news) trouxe novas dimensões para o debate sobre a recepção de notícias e sua importância para a democracia. Este trabalho traça a resposta dos leitores às notícias do jornal O Estado de S. Paulo sobre a pandemia de Covid, expressa em 123 cartas ao editor de 2020 a 2022. O material foi analisado a partir de elementos da análise de conteúdo de Bardin (2010) e Franco (2012). A análise das cartas sugere que (1) os leitores confrontam as notícias com “fatos” de qualquer fonte; (2) há certa desconfiança em relação às notícias, vistas como politicamente tendenciosas contra o então presidente; e (3) convicções pessoais, mesmo sem embasamento, parecem ser colocadas acima dos fatos. Sugere-se que a desinformação não é necessariamente falta de informação, mas o apego a convicções anteriores construídas sobre informações incorretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Thami Montalvão, Faculdade Cásper Líbero

Mestrando em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Jornalismo pela mesma instituição.

Referências

ABERCROMBIE, Nicholas; LONGHURST, Brian. Dictionary of Media Studies. Londres: Penguin, 2007.

ADGHIRNI, Zélia N. Mudanças estruturais no jornalismo. In: PEREIRA, Fábio; MOURA, Dione; ADGHIRNI, Zélia L (Orgs). Jornalismo e Sociedade. Florianópolis: Insular, 2012, p. 61-80.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BELTRÃO, Luiz. Jornalismo opinativo. Porto Alegre: Sulina, 1980.

BENEDETI, Carona A. A qualidade da informação jornalística. Florianópolis: Insular, 2009.

BENETTI, Marcia; STORCH, Laura; FINATTO, Paulo. Jornalismo de revista, meta-acontecimento e discurso de autoridade. In: LEAL, Bruno; ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo B. Jornalismo e Acontecimento, v. 2. Florianópolis: Insular, 2011, p. 55-77.

BENETTI, Marcia. O jornalismo como acontecimento. In: FONSECA, Virginia (Org.). Jornalismo e acontecimento. Florianópolis: Insular, 2010, p. 143-164.

BENETTI, Carina; FONSECA, Virgínia. (Orgs). Acontecimento jornalístico. Florianópolis: Insular, 2010.

BRAGA, José L. Cartas de leitores como dispositivo social crítico. In: Anais do IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom.. São Paulo, set. 2004.

CAMPOS, Gastão W.S. O pesadelo macabro da covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e desvarios. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, 2020.

CHANDLER, Daniel; MUNDAY, Rod. Dictionary of Media. Oxford: OUP, 2010.

COHN, Gabriel. A atualidade do conceito de “Indústria Cultural”. In: MOREIRA, Alberto. Sociedade global: culturas e religiões. Petrópolis: Vozes, 1998.

CRESSWELL, Julia. Dictionary of Word Origins. Oxford: OUP, 2010.

ECO, Umberto. A estrutura ausente. São Paulo: Perspectiva, 1971.

FEATHERSTONE, Joey; ZHANG, Jingwen. Feeling angry: the effects of vaccine misinformation. Health Communication, v. 25, n. 1, p. 692-702, 2020..

FLORIDI, Luciano. Information. Oxford: OUP, 2010.

FRANÇA, Vera R. V. Construção jornalística e dizer social. In: MOUILLAUD, M.; PORTO, Sergio (Orgs.) O Jornal. Brasília: Ed. UnB, 2002, p. 484-501.

FRANCO, Maria Laura P. Análise de Conteúdo. Brasília: LiberLivro, 2012.

FREELON, Deen; WELLS, Chris. Desinformation as political communication. Political communication, v. 37, n. 2, p. 145-156, 2020,

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide. Porto Alegre: Tchê!, 1987.

GOBRY, Ivan. Le vocabulaire grec de la philosophie. Paris: Elipses, 2010.

HABERMAS, Jürgen. Political Communication in media society: does democracy still enjoy an epistemic dimension? Communication Theory, v. 14, n. 4, p. 411-426, nov. 2006.

KOO, Alex et al. . What motivates people to correct misinformation? Journal of Broadcasting and Electronic Media, v. 65, n. 1, p. 111-134, 2021.

LEAL, Bruno; ANTUNES, Elton L.; VAZ, Paulo. Para entender o jornalismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

LEEPER, T.J.; SLOTHUUS, R. Political parties, motivated reasoning and public opinion formation. Political Psychology, v. 35, n. 1, p. 129-156, 2014.

LI, Jianing. Toward a research agenda on political misinformation and corrective information. Political Communication, v. , n. 1, p. 125-135, 2020.

LIMA, Myriam; FERNANDES, José; COSTA, Rosa M. D. Os leitores de A Gazeta do Povo diante de um jornal em desmaterialização. E-Compós, v. 22, n. 1, p. 1-23, 2019.

MACHADO, Carolina de Paula; SILVA, Sueli Schreiber da; MACHIAVELLI, Gabriel. O equívoco, a ressignificação e o ético: a disputa pelos sentidos de imunidade de rebanho. Revista Conexão Letras, Porto Alegre, v. 17, n. 27, p. 49-68, jan./jun 2022.

MARCONDES FILHO, Ciro (Org.) Dicionário de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2014.

MARTINO, Luís M. S. Teoria da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2009.

MATHEUS, Letícia Cantarela. O leitor e o cotidiano na história do jornalismo. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, n. 1, p. 44-59, jan./abr. 2013.

MCNAIR, Brian. The sociology of journalism. Londres: Arnold Press, 1998.

MEDTISCH, Eduardo. O jornalismo como forma de conhecimento. São Paulo: Alfa-ômega, 1992.

MELO, José M. Teoria da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999.

MELO, José Marques de. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.

MOLES, A. Teoria da informação e percepção estética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978.

MONTALBANO, Lori. American Covideology. Global Media Journal, v. 15, n. 1, p. 1-26, 2021.

NUNES, Felipe; PEREIRA, Frederico Batista. Presidential influence and public opinion during crisis: the case of covid-19 in Brazil. International Journal of Public Opinion Research, v. 34, n. 2, 2022.

OJI, Majority. Conspiracy theories, misinformation, disinformation and the coronavirus. Journal of African Media Studies, v. 14, n. 3, p. 439-453, 2022.

PASTOR, Luís. Un análises de las cartas al director en diarios de referência internacional. Comunicación y Sociedad, v. 19, n. 1, p. 129-158, 2006.

PEREIRA, Carlos; MEDEIROS, Amanda; BERTHOLINI, Frederico. O medo da morte flexibiliza perdas e aproxima polos: consequências políticas da pandemia de covid-19 no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, jul./ago. 2020.

PERRIN, Andrew. ’Since this is the editorial section I intend to express my opinion”: inequality and expressivity in letters to the editor. The Communication Review, v. 19, n. 1, p. 55-76, 2016.

PIGNATARI, Décio. Informação. Linguagem. Comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1967.

RICHARDSON, John; FRANKLIN, Bob. Letter of intent. Political Communication, v. 21, n. 1, p. 459-479, 2004.

SANTO, Patrícia E. O que informam as cartas de leitores e leitoras enviadas a jornais impressos: os casos do Estado de Minas e do Le Monde. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SANTO, Patrícia E.; DUMONT, Lígia M. As cartas de leitores e leitoras enviadas a jornais impressos: o que querem informar os assinantes do jornal Estado de Minas. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 2, p. 174-190, abr./jun. 2014.

SANTOS, Tarcyanie C. Informação. In: MARCONDES FILHO, Ciro (Org.) Dicionário de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2014.

SHANNON, Claude; WEAVER, David. Teoria Matemática da Comunicação. São Paulo: Difel, 1975.

SHEARES, Gavin et al. The viral power of fake news. Linguistic and philosophical investigations. v. 19, n. 1, p. 121-127, 2020.

SHEN, Lijiang; ZHOU, Yanmengqian. Epistemic egocentrism and processing of vaccine misinformation. Health communication, v. 36, n. 11, p. 1405-1416, 2021.

SILVA, Gislene; SILVA, Marcos P.; FERNANDES, Mario L. Critérios de noticiabilidade. Florianópolis: Insular, 2014.

SILVA, Marisa T. Newspractices and letters to the editor. Journalism Practice, v. 6, n. 2, p. 250-263, 2012.

SILVA, Marisa. As cartas de leitores na imprensa portuguesa. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa.

SPONHOLZ, Liriam. Jornalismo, conhecimento e objetividade. Florianópolis: Insular, 2009.

STEFANITA, Oana; CORBU, Nicoleta; BUTUROIU, Raluca. Fake news and the third-person effect. Journal of media research, v. 11, n. 3, p. 5-23, 2018.

THORSON, Emily. Belief echos: the persistent effects of corrected misinformation. Political Communication, v. 33, n. 1, p. 460-480, 2016.

TUCHMAN, Gaye. Making News. Nova York: Free Press, 1978.

WAHL-JORGENSEN, Karin. Letters to the editor as a forum for public deliberation. Critical studies in media communication, v. 18, n. 3, p. 303-320, 2001.

WALTER, Nathan; SALOVICH, Nikita. Unchecked vs. Uncheckable. Mass communication and society. v. 24, n. 4, p. 500-536, 2021.

WANG, Rui et al. Fake news or bad news? Asian journal of communication. v. 30, n. 5, p. 317-342, 2020.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Martino, L. M., & Thami Montalvão, I. (2023). Jornalismo e desinformação em cartas de leitores para o jornal “O Estado de S.Paulo”: uma aproximação inicial. Revista Eco-Pós, 26(01), 190–210. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28036