Pensar e escrever a história das emoções hoje e ontem
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27946Palavras-chave:
Emoções, Genealogia, História do Ocidente, AtualidadeResumo
O terceiro volume da série “História das emoções” intitulado “Do final do século XIX até os dias atuais” é um projeto que toca a nervura de nosso tempo. Publicado no Brasil pela Editora Vozes, o volume pretende investigar como, em contrapelo à modernidade, as emoções se tornaram centrais para a maneira dos indivíduos compreendem a si mesmos e como o social passou a pulsar segundo a lógica do sensível. O livro possui vinte e seis capítulos que, apesar da pluralidade de filiações teóricas e metodológicas de cada autor, busca apreender as emoções lá onde se supõe que ela não tem história alguma. Sem dúvida, é um livro rico para a área da Comunicação, seja pela sua elucidação de caminhos investigativos, seja pela sua proposição de ferramentas conceituais.
Downloads
Referências
CAROL, A. Decadências corporais: diante da doença e da morte. In: In: História das emoções: 3. Do final do século XIX até hoje. Petrópolis: Editora Vozes, 2020, p. 390-414.
COURTINE, J. Introdução. In: História das emoções: 3. Do final do século XIX até hoje. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. São Paulo: Paz & Terra, 2018.
ILLOUZ, E.; ALALUF, Y. O capitalismo emocional. In: História das emoções: 3. Do final do século XIX até hoje. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Augusto Bozz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.