Produção da notícia televisiva na Argentina:

Notas para um marco etnográfico

Autores

  • Mercedes Calzado UBA

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27921

Resumo

Na América Latina, as pesquisas associadas à produção midiática costumam ser escassas quando se considera o papel dos atores que a compõem. Este artigo revisa as tradições etnográficas da região sobre o emissor midiático, levando em conta as diferentes perspectivas que vêm sendo postas em jogo globalmente nos últimos anos. O objetivo é identificar as tensões, limitações e potencialidades da etnografia da mídia como marco para um estudo em redações de telejornais da Cidade de Buenos Aires em canais a cabo (C5N, Crónica TV e Todo Noticias) e abertos (Televisión Pública e Canal 13). Pretende-se complexificar uma investigação preocupada em valorizar os atores no processo de geração de conteúdo noticioso a partir da perspectiva teórica e metodológica da etnografia da mídia. O intuito é enquadrar nesta perspectiva um trabalho de observação e investigação sistemática dos atores do mundo da notícia audiovisual para compreender as mudanças estruturais e subjetivas da notícia televisiva de forma integral e complexa nos contextos atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABU-LUGHOD, L. Dramas of Nationhood. The politics of television in Egypt. Chicago: University Press, 2005.

ALTHEIDE, D. Creating reality. Beverly Hills, CA: Sage, 1976.

AMADO, A.; WAISBORD, S. Journalists and Media Ownership: Practices and Professional Conditions of Argentine Journalism. Brazilian Journalism Reseach, v. 14, n. 2, p. 364-383, 2018.

BECERRA, M.; MASTRINI, G. Los dueños de la palabra. Buenos Aires: Prometeo, 2009.

BORN, G. Uncertain vision. Birt, Dyke and the reinvention of the BBC. Londres: Vintage, 2004.

CANCLINI, N. Culturas híbridas. Barcelona: Paidós, 2001.

CALETTI, S. La recepción ya no alcanza. Comunicación, Breviario de la Carrera de Ciencias de la Comunicación, n. 3, p. 23-27, 1992.

CARDOSO DE OLIVEIRA, R. El trabajo del antropólogo: mirar, escuchar, escribir. Revista de Antropología Avá, n. 5, p. 55-68, 2004.

COTTLE, Simon. Ethnography and News Production: New(s) Developments in the Field. Sociology Compass 1, p. 1–16. 2007.

COTTLE, S. New(s) Times: Towards A 'Second Wave' of News Ethnography. Communications: The European Journal of Communication Research, n. 25, p. 19–41, 2000.

CURADO, O. A Notícia na TV: o dia-a-dia de quem faz telejornalismo. São Paulo: Alegro, 2002.

DICKEY, S. La antropologia y sus contribuciones al estudio de los medios de comunicación, Revista Internacional de Ciências Sociais, UNESCO, n. 153, p. 1-23, 1997.

DORFMAN, A.; MATTELART, A. Para leer al pato Donald. Buenos Aires: Siglo XXI, 1978.

FORD, A. Navegaciones. Comunicación, cultura, crisis. Buenos Aires: Amorrortu, 1994.

FORD, A. La Marca de la bestia. Buenos Aires: Norma, 2002.

GANS, H. Deciding what´s new. A Study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek and Time. Nueva York: Pantheon, 1979.

GEERTZ, C. La interpretación de las culturas. Barcelona: Gedisa, 1992.

GINSBURG, F.; ABU-LUGHOD, L.; LARKIN, B. Media Worlds. Los Angeles-University of California Press, p 1-36, 2002.

GOULART, A. Telejornalismo apócrifo. Florianópolis: Insular, 2018.

GUBER, R. La etnografía: método, campo y reflexividad. Buenos Aires: Editorial Norma, 2011.

GUBER, R. “Volando rasantes”… etnográficamente hablando. Cuando la reflexividad de los sujetos sociales irrumpe en la reflexividad metodológica y narrativa del investigador. In PIOVANI, J.; MUÑIZ TERRA, L. ¿Condenados a la reflexividad? apuntes para repensar el proceso de investigación social. Buenos Aires: Clacso/Biblos, p. 52-72, 2018.

GRIMSON, A.; VARELA, M. Audiencias, cultura y poder. Estudios sobre televisión. Buenos Aires: Eudeba, 1999.

HAN, B.Caras de la muerte. Un viaje al jardín. Buenos Aires: Herder, 2020.

HERNÁNDEZ RAMÍREZ, M.E. “¿Qué son las noticias?”, Comunicación y Sociedad, 14-15, 236, 245, 1992.

JACKS, N. (comp). Análisis de recepción en América Latina. Quito: Ciespal, 2011.

LEAL, O. A leitura social da novela das oito. Petropolis: Vozes, 1986.

LIVINGSTON, S.; BENNETT, W. Gatekeeping, Indexing, and Live-Event News: Is Technology Altering the Construction of News? Political Communication, v. 20, n. 4, p. 363–380, 2003.

MADIANOU, M. Mediating the nation: News, audiences and the politics of identity. London: UCL/ Routledge, 2005.

MARC, E.; PICARD, D. La interacción social: cultura, instituciones y comunicación. Barcelona: Paidós, 1992.

MARTÍN BARBERO, J. De los medios a las mediaciones. México DF: Antrophos, 2010.

MARTINI, S.; LUCHESSI, L. Los que hacen la noticia: periodismo, información y poder. Editorial Biblos, 2004.

MARTINS DE JESUS, R. Mapeando caminhos da pesquisa e apresentando percursos: um breve olhar acerca dos estudos de audiência de telejornais no Brasil. Trabalho apresentado no GP Telejornalismo, XIX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1263-1.pdf, 2019.

MATTELART, A.; MATTELART, M. Historia de las Teorías de la Comunicación. Paidos Ibérica, 1997.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Recepción y mediaciones - casos de investigación en América Latina. Buenos Aires: Editorial Norma, 2002a.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Historias de la televisión en América Latina. Barcelona: Gedisa, 2002b.

PARK, R. “News as a Form of Knowledge: A Chapter in the Sociology of Knowledge”. American Journal of Sociology, v. 45, n. 5, p. 669–686, 1940.

PIOVANI, J. Reflexividad en el proceso de investigación social: entre el diseño y la práctica. En PIOVANI, J; MUÑIZ TERRA, L. ¿Condenados a la reflexividad? apuntes para repensar el proceso de investigación social. Buenos Aires: Clacso/Biblos, p. 74-92, 2018.

POWDERMAKER, H. Hollywood. El mundo del cine visto por una antropóloga. Fondo de Cultura Económica. México, p. 9-22, 1955 [1950].

SCHELESINGER, P. Putting Reality together. BBC News. London: Constable, 1978.

SCHMUCLER, H. “Un proyecto de comunicación/cultura”. Comunicación y Cultura, n. 12, 1984.

SILVERSTONE, R. ¿Por qué estudiar los medios? Buenos Aires: Amorrortu, 2004.

TRAVANCAS, I. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus Editorial, 1992.

TRAVANCAS, I. Juventude e televisão: um estudo de recepcão do Jornal Nacional entre jovens universitários cariocas. São Paulo: FGV Editora, 2007.

TRAVANCAS, I. “Etnografia da produção jornalística – estudos de caso da imprensa brasileira”. Brazilian journalism research, v. 6, n. 2, p. 83-102, 2010.

TUCHMAN, G. Making News: A Study in the Construction of Reality. New York: Free Press, 1978.

URE, M.; SCHWARZ, C. Las identidades del periodismo argentino: estudio cuantitativo de la percepción de los propios periodistas. Buenos Aires: Konrad Adenauer Stiftung, 2014.

WAISBORD, S;. Periodismo partido al medio. In A. Amado (Ed.), La comunicación pública como espectáculo. Buenos Aires: Konrad Adenauer, p. 211–285, 2014.

Publicado

18-12-2022

Como Citar

Calzado, M. (2022). Produção da notícia televisiva na Argentina:: Notas para um marco etnográfico. Revista Eco-Pós, 25(3), 109–131. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27921