Produção da notícia televisiva na Argentina:

Notas para um marco etnográfico

Autores

  • Mercedes Calzado UBA

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27921

Resumo

Na América Latina, as pesquisas associadas à produção midiática costumam ser escassas quando se considera o papel dos atores que a compõem. Este artigo revisa as tradições etnográficas da região sobre o emissor midiático, levando em conta as diferentes perspectivas que vêm sendo postas em jogo globalmente nos últimos anos. O objetivo é identificar as tensões, limitações e potencialidades da etnografia da mídia como marco para um estudo em redações de telejornais da Cidade de Buenos Aires em canais a cabo (C5N, Crónica TV e Todo Noticias) e abertos (Televisión Pública e Canal 13). Pretende-se complexificar uma investigação preocupada em valorizar os atores no processo de geração de conteúdo noticioso a partir da perspectiva teórica e metodológica da etnografia da mídia. O intuito é enquadrar nesta perspectiva um trabalho de observação e investigação sistemática dos atores do mundo da notícia audiovisual para compreender as mudanças estruturais e subjetivas da notícia televisiva de forma integral e complexa nos contextos atuais.

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Calzado, M. (2022). Produção da notícia televisiva na Argentina:: Notas para um marco etnográfico. Revista Eco-Pós, 25(3), 109–131. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27921