Propaganda eleitoral digital no Brasil

estratégias de segmentação de candidaturas à presidência em 2018 no Facebook

Autores

  • Marcelo Alves
  • Camilla Tavares UFMA

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.27914

Palavras-chave:

comunicação política, eleições, propaganda política digital, direcionamento, Facebook

Resumo

A comunicação eleitoral brasileira passou por transformações em 2018. A autorização do patrocínio indiscriminado de publicações nas mídias sociais e em mecanismos de busca apresenta novidades significativas para as estratégias de propaganda eleitoral on-line no país. A proposta deste artigo é analisar os impactos da autorização do impulsionamento de publicações no Facebook dos candidatos à presidência em 2018, a fim de verificar se e de que forma as equipes de campanha desenvolveram estratégias de segmentação e direcionamento de conteúdo. Os resultados demonstram que determinados estados e recortes etários foram privilegiados e receberam mais investimento em detrimento de outros. Ao fim, debatemos como o impulsionamento de publicações reduz o caráter institucional e público da comunicação eleitoral, na medida em que transfere para empresas tecnológicas privadas e transnacionais as funções de distribuição, regulação e transparência da propaganda eleitoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso de. Aqui você vê a verdade na tevê: a propaganda política na televisão. Rio de Janeiro: MCII/UFF, 1999.

ALBUQUERQUE, Afonso de. Advertising ou propaganda? O audiovisual político brasileiro numa perspectiva comparativa. Revista Alceu – Revista de Comunicação, Cultura e Política, SL, v. 5, p. 215-227, 2005.

ALBUQUERQUE, A. ; TAVARES, CAMILLA QUESADA . Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: estilos, estratégia, alcance e desafios para o futuro. In: Argelina Cheibub Figueiredo; Felipe Borba (Orgs.). (Org.). 25 anos de eleições presidenciais no Brasi.. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 147-170.

ALVES, Marcelo; TAVARES, Camilla; DE ALBUQUERQUE, Afonso. Datificação e redes na comunicação política: mapeamento de redes e fluxos no Facebook. Esferas, n. 14, p. 37-53, 2019.

_____________. Campanha não oficial–A Rede Antipetista na eleição de 2014. Revista Fronteiras–estudos midiáticos, v. 19, n. 1, 2017.

ALVES, Mércia; LIMA, Barbara. Campanhas e Legislação Eleitoral: os governos estaduais nas eleições de 2018. Revista Sul-Americana de Ciência Política, v. 6, n. 1, 157-175, 2020.

ALVES, Mércia; LIMA, Barbara. Campanhas e legislação eleitoral: análise da “minirreforma” no contexto das eleições municipais brasileiras de 2016. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 9, n. 1, p. 119-140, 2018.

ANSTEAD, N., MAGALHÃES, J. C., STUPART, R., & TAMBINI, D. Political advertising on Facebook: The case of the 2017 United Kingdom general election. In American Political Science Association, Annual Meeting, Boston, 2018.

ANTONIUTTI, Cleide Luciane. Usos do Big Data em campanhas eleitorais. 2015. 270p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

BALDWIN-PHILIPPI, Jessica. The myths of data-driven campaigning. Political Communication, v. 34, n. 4, p. 627-633, 2017.

BALDWIN-PHILIPPI, Jessica. Data campaigning: between empirics and assumptions. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, p. 1-18, 2019.

BAYER, Judit. Double harm to voters: Data-driven micro-targeting and democratic public discourse. Internet Policy Review, v. 9, n. 1, p. 1-17, 2020.

BENNETT, Colin J. Voter databases, micro-targeting, and data protection law: can political parties campaign in Europe as they do in North America?. International Data Privacy Law, v. 6, n. 4, p. 261-275, 2016.

BENNETT, Colin; GORDON, Jesse. Understanding the “Micro” in Micro-Targeting: An Analysis of Facebook Digital Advertising in the 2019 Federal Canadian Election. SSRN, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3589687>. Acesso em: 29 ago. 2023.

BIMBER, Bruce. Digital media in the Obama campaigns of 2008 and 2012: Adaptation to the personalized political communication environment. Journal of information technology & politics, v. 11, n. 2, p. 130-150, 2014.

BODÓ, Balázs; HELBERGER, Natali; DE VREESE, Claes H. Political micro-targeting: a Manchurian candidate or just a dark horse? Internet Policy Review, v. 6, n. 4, p. 1-13, 2017.

BORBA, Felipe; DUTT-ROSS, Steven. Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral e a formação da opinião pública na eleição presidencial de 2018. Opinião Pública, v. 27, p. 851-877, 2022.

CERVI, Emerson. Financiamento de Campanhas e Desempenho Eleitoral no Brasil: análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos às eleições de 2008 nas capitais de Estado. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 4, p. 135-167, 2010.

CHADWICK, Andrew. The hybrid media system: Politics and power. Nova York: Oxford University Press, 2017.

CRAIN, Matthew; NADLER, Anthony. Political Manipulation and Internet Advertising Infrastructure. Journal of Information Policy, v. 9, p. 370-410, 2019.

CRUZ, Francisco Brito. e MASSARO, Heloisa. Um raio-X do marketing digital dos presidenciáveis. Você na Mira – InternetLab – Relatório 2, 2018 Disponível em: < https://internetlab.org.br/pt/noticias/um-raio-x-do-marketing-digital-dos-presidenciaveis/>. Acesso em: 14 out. 2019.

CRUZ, Francisco Brito. MASSARO, Heloisa; OLIVA, Thiago; BORGES, Ester. Internet e eleições no Brasil: diagnósticos e recomendações. InternetLab, São Paulo, 2019. Disponível em: <http://www.internetlab.org.br/wp-content/uploads/2019/09/SUMARIO_policypaper-26092019.pdf>. Acesso em 29 ago. 2023.

DOBBER, Tom; TRILLING, Damian; HELBERGER, Natali; DE VREESE, Claes H. Two crates of beer and 40 pizzas: the adoption of innovative political behavioural targeting techniques. Internet Policy Review, v. 6, n. 4, p. 1-25, 2017.

DOS SANTOS, João Guilherme Bastos; FREITAS, Miguel; ALDÉ, Alessandra; SANTOS, Karina; CUNHA, Vanessa Cristina Cardozo. WhatsApp, política mobile e desinformação: a hidra nas eleições presidenciais de 2018. Comunicação & Sociedade, v. 41, n. 2, p. 307-334, 2019.

EVANGELISTA, Rafael; BRUNO, Fernanda. WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, p. 1-23, 2019.

FRANZ, Michael M.; FOWLER, Erika Franklin; RIDOUT, Travis; WANG, Meredith Yiran. The Issue Focus of Online and Television Advertising in the 2016 Presidential Campaign. American Politics Research, v. 48, n. 1, p. 175-196, 2020.

GOMES, Alessandra; CRUZ, Francisco Brito; RONCOLATO, Murilo. Um balanço da propaganda eleitoral paga na internet em 2018. InternetLab. 2019. Disponível em: <https://www.internetlab.org.br/pt/informacao-e-politica/um-balanco-da-propaganda-eleitoral-paga-na-internet-em-2018/>. Acesso em: 14 out. 2019.

GORTON, William A. Manipulating citizens: how political campaigns’ use of behavioral social science harms democracy. New Political Science, v. 38, n. 1, p. 61-80, 2016.

HERSH, Eitan D. Hacking the electorate: How campaigns perceive voters. Cambridge University Press, 2015.

HOWARD, Philip N. New media campaigns and the managed citizen. Nova York: Cambridge University Press, 2006.

ISSENBERG, Sasha. The victory lab: The secret science of winning campaigns. Nova York: Broadway Books, 2012.

ITUASSU, Arthur; CAPONE, Letícia; FIRMINO, Leonardo Magalhães; MANNHEIMER, Vivian; MURTA, Felipe. Comunicación política, elecciones y democracia: las campañas de Donald Trump y Jair Bolsonaro. Perspectivas de la comunicación, v. 12, n. 2, p. 11-37, 2019.

ITUASSU, Arthur; PECORARO, Caroline; CAPONE, Letícia; LEO, Luiz; MANNHEIMER, Vivian. Mídias Digitais, Eleições e Democracia no Brasil: Uma Abordagem Qualitativa para o Estudo de Percepções de Profissionais de Campanha. Dados, v. 66, n.2, p. 1-30, 2022.

KIM, Y. M., HSU, J., NEIMAN, D., KOU, C., BANKSTON, L., KIM, S. Y. HEINRICH, R. BARAGWANATH, R. RASKUTTI, G. The stealth media? Groups and targets behind divisive issue campaigns on Facebook. Political Communication, v. 35, n. 4, p. 515-541, 2018.

KREISS, Daniel. Yes we can (profile you): A brief primer on campaigns and political data. Stan. L. Rev. Online, v. 64, p. 70, 2011.

KREISS, Daniel. Prototype politics: Technology-intensive campaigning and the data of democracy. Oxford University Press, 2016.

KREISS, Daniel; MCGREGOR, Shannon C. The “arbiters of what our voters see”: Facebook and Google’s struggle with policy, process, and enforcement around political advertising. Political Communication, v. 36, n. 4, p. 499-522, 2019.

KRUSCHINSKI, Simon; HALLER, André. Restrictions on data-driven political micro-targeting in Germany. Internet Policy Review, v. 6, n. 4, p. 1-23, 2017.

LEERSSEN, Paddy; AUSLOOS, Jef; ZAROUALI, Brahim; HELBERGER, Natali; DE VREESE, Claes. Platform ad archives: Promises and pitfalls. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, 2018.

LÓPEZ ORTEGA, Alberto. Are microtargeted campaign messages more negative and diverse? An analysis of Facebook Ads in European election campaigns. European Political Science, v. 21, p. 1-24, 2021.

MASSUCHIN, Michele Goulart; CARVALHO, Fernanda Cavassana de; CERVI, Emerson Urizzi. Political Communication, Television Advertising and Elections in Brazil: A Longitudinal Analysis of Two Major Parties’ Use of Free Electoral Advertising Time. Brazilian Political Science Review, v. 15, n. 3, p. 1-33, 2021.

MIGUEL, Luis Felipe. Discursos cruzados: telenoticiários, HPEG e a construção da agenda eleitoral. Revista Sociologias, v. 11, n. 6, 238-258, 2004.

NEWMAN, Nick.; FLETCHER, Richard.; KALOGEROPOULOS, Antonis.; LEVY, David A. L.; NIELSEN, Rasmus Kleis. Reuters Institute digital news report 2018. Reuters Institute for the Study of Journalism. 2018. Disponível em: <https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/digital-news-report-2018.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2023.

NICKERSON, David W.; ROGERS, Todd. Political campaigns and big data. Journal of Economic Perspectives, v. 28, n. 2, p. 51-74, 2014.

NIELSEN, Rasmus Kleis. Ground wars: Personalized communication in political campaigns. Princeton: Princeton University Press, 2012.

SACCHET, Teresa; SPECK, Bruno Wilhelm. Financiamento eleitoral, representação política e gênero: uma análise das eleições de 2006. Opinião Pública, v. 18, n. 1, p. 177-197, 2012.

THORSON, Kjerstin.; COTTER, Kelley; MEDEIROS, Mel; PAK, Chankyung. Algorithmic inference, political interest, and exposure to news and politics on Facebook. Information, Communication & Society, v. 24, p. 1-18, 2019.

TRISH, Barbara. Big data under Obama and Trump: The data-fueled US presidency. Politics and Governance, v. 6, n. 4, p. 29-39, 2018.

TUFEKCI, Zeynep. Engineering the public: Big data, surveillance and computational politics. First Monday, v. 19, n. 7, 2014.

von BULOW, Marisa, BRANDÃO, Igor. O QUADRANTE VAZIO: Estilos de campanhas eleitorais digitais nas eleições para deputados distritais em 2018. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 36, n. 106, p. 1-20, 2021.

WILLIAMS, Christine B.; GULATI, Girish J. Digital advertising expenditures in the 2016 presidential election. Social Science Computer Review, v. 36, n. 4, p. 406-421, 2018.

Downloads

Publicado

08-11-2023

Como Citar

Alves, M., & Tavares, C. (2023). Propaganda eleitoral digital no Brasil: estratégias de segmentação de candidaturas à presidência em 2018 no Facebook. Revista Eco-Pós, 26(2), 507–538. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.27914