Edição de Diálogos no Cinema, de Débora Opolski:
a fala cinematográfica como um elemento sonoro
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27872Palavras-chave:
Falas em filmes, Design de som no cinema, Fragmentação do diálogo na edição de filmesResumo
Resenha de Débora Opolski, Edição de Diálogos no Cinema: a fala cinematográfica como um elemento sonoro (Curitiba: Editora UFPR, 2021). O importante livro de Opolski trata de diálogos como elemento do design do som no cinema. Discute, num amplo movimento estético, histórico e técnico, as descontinuidades causadas às falas no processo de edição cinematográfica; os fatores vocais, prosódicos e estruturais presentes nos diálogos cinematográficos que afetam o estabelecimento de personagens e de uma narrativa; e, por meio de diversas análises de filmes recentes brasileiros, aponta virtudes a serem replicadas e deficiências, pela fragmentação dos diálogos, a serem evitadas em produções futuras. É um livro que deve influenciar cineastas no futuro próximo e, ao mesmo tempo, muito interessante para cinéfilos que queiram ampliar sua compreensão do design de som.
Downloads
Referências
OPOLSKI, Débora. Edição de Diálogos no Cinema: a fala cinematográfica como um elemento sonoro. Curitiba: Editora UFPR, 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eco-Pós

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.