“Run when you hear the sirens coming”

corpos, identidade e afropessimismo em videoclipes sobre violência policial

Autores

  • Nayara Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Mauricio da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.27862

Palavras-chave:

Videoclipe, Violência policial, Negritude, Afropessimismo

Resumo

Quatro clipes de hip-hop que terminam com a morte de homens negros pela polícia separados por quinze anos e uma mesma noção que se repete: “Corra quando ouvir as sirenes vindo”. O presente artigo, ao comparar a produção desses videoclipes, pretende observar quais sentidos permanecem e quais podem ser atualizados a partir de uma mesma narrativa que se interpela, mas que se mantém em um continuum de violência perante corpos negros. Através da observação do videoclipe como uma continuação da canção popular (Soares, 2009), percebemos como a constância de uma mesma frase ou de um refrão quase idêntico tensiona esses sentidos em temporalidades diferentes de produção.

 

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Biografia do Autor

Nayara Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda pelo Programa de P´ós-graduação em Comunicação da UFMG.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Souza, N. ., & Mauricio da Silva, F. (2023). “Run when you hear the sirens coming”: corpos, identidade e afropessimismo em videoclipes sobre violência policial. Revista Eco-Pós, 26(01), 478–503. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.27862