Lives Musicais em Performance
Mise-en-scène e encenações audiovisuais do “ao vivo” em Billie Eilish
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27855Palavras-chave:
Live, Audiovisual, Música, Performance, YouTubeResumo
O estudo investiga o caráter performativo das livesem meio às audiovisualidades e interfaces do campo musical contemporâneo. Objetiva-se compreender disputas, modos de concepção e de reconhecimento dessa forma musical/audiovisual em relação aos sentidos de “ao vivo”, de gravado e de transmissão. O corpus analítico é composto por quatro apresentações da cantora estadunidense Billie Eilish e investe em protocolo teórico-metodológico que articula a noção de performance ao conceito de mise-en-scène. A análise apresenta pistas para a reflexão sobre como a ideia subsumida à palavra live foi esgarçada para acomodar formas audiovisuais distintas, mas que não deixam de reiterar modos de organização espacial, pictórica e performática que convocam senso de presença no espectador.
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