As transformações do olhar contemporâneo por Giselle Beiguelman:
algoritmos, inteligência artificial e pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27823Palavras-chave:
políticas da imagem, algoritmo, tecnologia, pandemia, BrasilResumo
Nesta resenha, procuramos enfatizar alguns aspectos do livro “Políticas da Imagem: vigilância e resistência na dadosfera”, de Giselle Beiguelman, cujo desafio é o de pensar a imagem contemporânea frente à onipresença tecnológica e à complexidade nos fluxos de informação. Construído a partir de dois eixos principais que incluem a discussão teórica e as proposições artísticas em interface com a tecnologia, o livro sugere um percurso na transformação do olhar pelas máquinas ao longo do tempo. Destaca as relações de poder e as implicações do distanciamento e da mediação pelas telas durante a pandemia do Covid-19.
Downloads
Referências
BAIO, César. Na zona de risco: Giselle Beiguelman. Revista ECO-Pós, v. 18, n. 1, p. 167, 2015. DOI: 10.29146/eco-pos.v18i1.2394. Disponível em: <https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/2394>. Acesso em: 15 fev. 2022.
BEIGUELMAN, G. Políticas da Imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
CODED Bias. Direção: Shalini Kantayya. Estados Unidos, China, Reino Unido: Netflix, 2020. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/81328723>. Acesso em: 20 abr. 2022.
JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 12, p. 16-26, jun. 1985.
LOVINK, Geerk. Sad by design: on plataform nihilism. Pluto Press: London, 2019.
PAGLEN, Trevor. Invisible Images (Your Pictures Are Looking at You). The New Inquiry, 08 dez. 2016. Disponível em: <https://thenewinquiry.com/invisible-images-your-pictures-are-looking-at-you/>. Acesso em 15 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tarcisio Torres Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.